WhatsApp Image 2022 10 25 at 15.24.20

Evento será realizado no auditório do Centro Acadêmico de Ciências Humanas nesta quinta-feira (27) 

A luta de classes depois das eleições é o tema do debate que será realizado pelo Espaço Marx, nesta quinta-feira (27), no auditório do Centro Acadêmico de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Maringá (CCH/UEM), no Bloco H-35. O evento está previsto para começar às 18h e terminar às 19h30. Estão programadas duas exposições, uma presencial com Pedro Jorge de Freitas, professor do Departamento de Ciências Sociais, e a outra remota com Maurício Mulinari, economista do Dieese de Santa Catarina. Ao final das palestras será aberto espaço para troca de ideias com o público. 

O objetivo do evento é propor uma reflexão sobre como se desenvolveu a luta de classes no Brasil nas últimas décadas até o patamar atual. “Para isso, procuramos compreender o desenvolvimento do capitalismo no Brasil e suas consequências para os trabalhadores: desemprego, arrocho salarial, perda de direitos, insegurança alimentar, degradação das condições de vida etc. A partir dessa análise, compreender as forças em disputa neste processo eleitoral e avaliar como agirão diante do aprofundamento da crise capitalista que se avizinha” explica o professor Pedro Jorge. 

O debate é aberto a todas as pessoas que se interessam pelo tema. A entrada é franca e não há necessidade de inscrição. 

O Espaço Marx de Maringá existe há 24 anos. A proposta do grupo é promover discussão sobre diversos temas, sempre sob a perspectiva marxista. Nos eventos institucionais, geralmente, conta com a parceria do Programa de Estudos do Trabalho e Educação (Este) do CCH.