16311859 rm373batch13 082Ao todo foram abertas 40 vagas; os interessados têm até 4 de novembro para concorrer neste processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PMA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está com as inscrições abertas para a formação de turma do primeiro semestre de 2023. O prazo termina no dia 4 de novembro.

Para os dois cursos as inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet. Clique aqui se for se inscrever para o mestrado e aqui para o doutorado.  Lembrando que a documentação deverá ser encaminhada, em PDF, para o e-mail: sec-pma@uem.br.

Mestrado - Para as 20 vagas abertas para mestrado, a seleção e a classificação dos candidatos poderão ser feitas com base na análise prévia da documentação. Caso não seja aprovado nesta primeira etapa, ainda será possível submeter-se a uma prova de seleção, a ser aplicada no dia 21 de novembro. O exame poderá ser feito em Maringá e Pato Branco, no Paraná; em Blumenau, Santa Catarina; em Campo Grande, Mato Grosso do Sul; e em Rondonópolis, Mato Grosso.

Para consultar o programa de prova, datas, assim como a documentação exigida no ato da inscrição, acesse o edital que regulamenta o processo seletivo, disponível neste link.

Doutorado – Também foram abertas 20 vagas para o curso de doutorado. Os processos seletivo e classificatório serão conduzidos por uma comissão nomeada, que irá avaliar o histórico escolar, currículo, cartas de intenção e de recomendação. Será considerado também a disponibilidade de um orientador dentro da linha de pesquisa escolhida pelo candidato.

Para outras informações consulte o edital de seleção, acessando aqui.

Sobre o PMA - O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática foi implantado em 1998 e o doutorado em 2010. Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) eles foram recomendados com a nota 5.

O PMA atua em quatro linhas de pesquisa: Álgebra, Análise, Geometria e Topologia, e Matemática Aplicada. Os alunos ainda podem concorrer a bolsas da Capes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para outras informações entre em contato com a secretaria do PMA, pelo fone 44 3011-4504 ou pelo e-mail sec-pma@uem.br. Se preferir ir pessoalmente, a secretaria está instalada no Bloco F-67, sala 201, no câmpus sede da UEM.