WhatsApp Image 2022 10 11 at 18.19.58

Solenidade se deu no auditório do Bloco B-33, no câmpus sede, com a presença de cerca de 300 pessoas

Veja galeria de fotos

O Bloco B-33, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi o cenário escolhido para a solenidade de posse dos membros do primeiro e do segundo escalão administrativo na gestão 2022-2026, que tem à frente o reitor Leandro Vanalli e a vice-reitora, Gisele Mendes, que foram empossados ontem (10). A solenidade ocorreu nesta terça-feira (11).

A chefe de gabinete, Maria Luisa Furlan Costa, foi a primeira a assinar o termo de posse. Ao todo 43 servidores, docentes e agentes universitários, tomaram posse.

Convidado a falar em nome de todos os empossados, o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco, que iniciou a fala lembrando das diversidades que a vida lhe impôs, uma vida modesta e de poucos recursos. Salientou que superou as dificuldades sociais e culturais graças ao apoio da família e à oportunidade de construir uma carreira acadêmica. 

Segundo ele, a proposta da atual gestão é dar oportunidade a outros jovens superarem as dificuldades a partir de uma UEM mais democrática, inclusiva, que respeite a diversidade, os direitos humanos, e que seja um local de realização profissional, de produção e apropriação de conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos para toda sociedade.

A vice-reitora, Gisele Mendes, manifestou gratidão e falou sobre a importância dos recém-empossados para a realização de um novo ciclo que se inicia. Deu ênfase à área cultural e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), por considerar a base de qualquer universidade, quando trata da filosofia de trabalho, a missão e a visão de uma instituição.

Vanalli endossou a fala da vice-reitora, além de manifestar um agradecimento especial aos professores Julio César Damasceno e Ricardo Dias Silva, reitor e vice-reitor na gestão 2018-2022, bem como a toda a equipe que esteve com eles ao longo da gestão.

Assim como havia dito em seu discurso de posse, proferido ontem, ele destacou que entre tantas prioridades pretende focar no aumento no número de alunos matriculados e egressos, valorizando as vagas públicas de ensino superior. 

Ao final da sua fala, Vanalli quebrou o protocolo e convidou o superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Bona, para discursar. “Somados somos muitos, mas somos muito mais juntos. Juntos, temos asas para voar longe”, concluiu.

O superintendente aproveitou a oportunidade para dizer que é um servidor dos servidores, com a função de servir o público. Que, independente do cargo e das condições de trabalho, é preciso fazer o melhor com otimismo. “É preciso ter esperança do verbo esperançar, que significa ir atrás, construir e não desistir nunca. Para sempre fazermos o melhor”, concluiu.

WhatsApp Image 2022 10 11 at 18.19.59

 

Quem é quem 

Conheça os novos pró-reitores e assessores empossados:

Maria Luisa Furlan Costa – Chefe de Gabinete:

Professora associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei). Licenciada em História pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Educação também pela UEM e doutora em Educação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Araraquara). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC).

Geovanio Edervaldo Rossato – procurador jurídico:

Professor associado do Departamento de Ciências Sociais (DCS), graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. Graduado em Direito (advogado) pela UEM, com diploma de estudos avançados (mestrado) em Direito Constitucional pela Universidade de Barcelona. Doutorado e pós-doutorado em Antropologia Social e Cultural. Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPP)/mestrado profissional da UEM. Atua na linha de pesquisa “Justiça, Segurança Pública e Cidadania”.

Maurício Reinert do Nascimento - Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional:

Professor associado do Departamento de Administração e professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPA) e em Contabilidade. Foi pesquisador visitante no Max-Planck-Institut für Gesellschaftforschung, em Colônia-Alemanha, no ano de 2015, e na University of Michigan – Ann Arbor, em 2004. Fundador do grupo internacional de pesquisa ResWell – Multi-National Resilience & Wellbeing Research Collaboration. Doutor em Administração pela EAESP-FGV, mestre em Administração pela UFPR e Bacharel em Administração pela FAE.

Rafael da Silva – Pró-Reitor de Extensão e Cultura:

Cientista Político, graduado em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Sociologia Política, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor do Departamento de Ciências Sociais desde 2012, além de atuar nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (mestrado acadêmico) e em Políticas Públicas (mestrado profissional). Na UEM, iniciou sua trajetória no câmpus de Ivaiporã, no curso de Serviço Social. É pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Participação Política (NUPPOL), e já passou pela coordenação de programa de pós-graduação e pela chefia de departamento.

 

Marcos Vinicius Francisco – Pró-Reitor de Ensino:

Professor do Departamento de Ciências do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Licenciado em Educação Física, mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Presidente Prudente); pós-doutor em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores (EPEFOP) e coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdade social.

 

Mauro Sá Ravagnani – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação:

Professor titular, graduado, mestre e doutor em Engenharia Química com pós-doutorado na Universidade de Alicante - Espanha. Foi Diretor do Centro de Tecnologia, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM e presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Brasileiras. É bolsista PQ 1B. 

 

José Maria de Oliveira Marques – Pró-Reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários:

Servidor Agente Universitário desde 1984; professor da rede estadual de ensino de 1995 a 2002; diretor de Recursos Humanos de 2002 a 2006; chefe da Divisão de Cargos e Salários de 2010 a 2014; encarregado de aposentadoria de 2014 a 2015; presidente do Sinteemar de 2016 a 2022; Graduado em História e Administração pela UEM e em Ciências Contábeis pela Unifcv, especialista pela UEM.

Ademir Massahiro Moribe - Pró-Reitor de Administração:

Professor do Departamento de Ciências Contábeis, especialista em Mercado de Capitais, mestre em Controladoria, doutor em Agronomia. Docente da área de Auditoria e perito em matérias contábeis e fiscais. Participante dos grupos  de pesquisas em contabilidade societária, além de projetos de extensão em horticultura e irrigação em matérias relacionadas a investimentos, financiamentos e controles financeiros.

Doralice Ap. Favaro Soares – Prefeita do Câmpus:

Professora associada do Departamento de Engenharia Civil. Engenheira Civil pela UEM, mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e doutora em Agronomia pela UEM. Docente na UEM no ano de 1986, na UEL, de 1987 a 1997 e, novamente na UEM, desde 1994. Assessora de infraestrutura, junto a Prefeitura do Câmpus (PCU), desde 2014. Pesquisadora na área de Sistemas Hidráulicos Prediais, atuando principalmente nos seguintes temas: aproveitamento de águas pluviais, reuso e conservação de água e segurança contra incêndios.

Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic - Superintendente do Hospital Universitário:

Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, com mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Ciências da Saúde pela UEM. Realizou Estágio (licença sabática) junto ao Séminaire Franco-Brésilien da Université Paris Descartes, Sorbonne, Paris, França (2015).  Atuou como Chefe do Departamento de Enfermagem  - Gestão 2016 - 2018 e 2018-2020 e como Chefe-Adjunta Gestão 2020-2022. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa  no Cuidado de Enfermagem ao indivíduo adulto e ao familiar cuidador – GEPEINF. Editora Associada do periódico Cogitare Enfermagem.

Paulo César Pupim – Assessor de Comunicação:

Jornalista graduado pela Universidade Estadual de Londrina, com especialização em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Educação do Paraná e mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília. Foi assessor de Comunicação Social da UEM de 2010 a 2014. Trabalhou em veículos de imprensa de Ibiporã, Londrina e Maringá, além de ter sido membro da direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná. Criou e dirigiu a revista “Geração i” e tem o Blog do Pupim.

Renato Leão Rego – Coordenador de Cooperação Internacional:

Professor titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e docente do Programa Associado UEM-UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Doutor em Arquitetura pela Universidade Politécnica de Madri; realizou estágio pós-doutoral no Birkbeck College, Universidade de Londres, e na Universidade de São Paulo. Professor convidado na Universidade de Harvard, na Universidade da Flórida e no Institute of Latin American Studies, da Universidade de Londres.

Quem são os novos diretores

Diretor de Serviços de Manutenção: Caroline Mara Genovês Da Rocha

Diretor de Serviços Industriais: Edson Caetano Da Silva

Diretor de Obras e Projetos: Roney Berti de Oliveira

Diretora de Contabilidade e Finanças: Sueli Terezinha Berton Weinand

Diretor de Material e Patrimônio: Robson Gonçalves Da Silva

Diretor do Núcleo de Processamento de Dados: Helcio Do Prado

Diretor de Assuntos Acadêmicos: Hugo Alex da Silva

Diretor do Núcleo de Educação a Distância: José Ricardo Penteado Falco

Diretora da Biblioteca Central: Márcia Regina Paiva

Diretora de Ensino de Graduação: Glaciane Cristina Xavier Mashiba

Diretora de Extensão: Crishna Mirella De Andrade Correa

Diretor de Cultura: Vinícius Stein

Diretora de Pesquisa: Fernanda Andréia Rosa

Diretor de Pós-Graduação: Carlos Humberto Martins

Diretor de Pessoal: Wilder Ribeiro De Morais

Diretor de Recursos Humanos: Eder Adão Rossato

Diretor de Assuntos Comunitários: Wilson Rinaldi

Diretora de Desenvolvimento Institucional: Célia Baldin

Diretor de Planejamento e Orçamento: Silvestre Alczuk

Diretor de Projetos e Convênios: Carlos Alexandre Volpato

Hospital Universitário

Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão: Gisleine Elisa Cavalcante Da Silva

Diretora de Assistência: Rita Cristina Cardoso Cestari

Diretor de Orçamento e Finanças: Valmir Durante

Diretor de Análises Clinicas e Farmácia Hospitalar: José Gilberto Pereira

Diretora de Enfermagem: Maria Cristiana Pereira Farias Pinto

Diretora Médica: Renata Nogueira  de Moura

Diretor do Hemocentro Regional de Maringá: Gerson Zanusso Junior

Diretor Administrativo: José de Farias Pinto

Câmpus Regionais:

Câmpus Regional Do Arenito:

Edmilson Cesar Bortoletto

Câmpus Regional do Noroeste:

Marcos Paulo Alberto Pereira

Câmpus Regional de Umuarama:

Olindo Savi

Câmpus Regional do Vale Do Ivaí:

Eduard Angelo Bendrath

Câmpus Regional de Goioerê:

Washington Luiz Felix Santos