2022 08 01 RU Restaurante Universitario Compra direta produtor 1285 site site

Produtos são fornecidos por três cooperativas da região (Maringá, Paiçandu e Marialva), que agregam pequenos produtores

Em uma iniciativa inédita, o abastecimento do Restaurante Universitário da UEM (Universidade Estadual de Maringá) passou a ser feito com produtos da agricultura familiar. Três cooperativas foram contempladas no edital público aberto para compra de hortifruti.

Segundo a diretora do Assuntos Comunitários, Telma Maranho Gomes, as entregas começaram em setembro e são feitas três vezes por semana, garantindo alimentos sempre fresquinhos. “Hoje, metade das verduras, legumes e frutas utilizados no RU são entregues por pequenos produtores da região”, assegura ela, destacando que a meta é ampliar a porcentagem.

Segundo Telma Maranho, as três cooperativas que fornecem os alimentos são aqui da região. Uma é de Maringá e as outras duas de Marialva e Paiçandu.

Ela também destaca outras ações sustentáveis empreendidas pela RU, como a campanha, que já dura alguns anos, contra o desperdício de alimentos e a coleta seletiva dos resíduos.