2022 10 05 Inauguração Bloco UNATI 9987

Entre as novas construções entregues para a comunidade universitária, duas estavam no passivo das obras paralisadas

Galeria de fotos

Três novos espaços foram entregues, formalmente, à comunidade universitária da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nesta quarta-feira (5). Na lista estão os Blocos B-59 e o T-27, que são duas obras que estavam paralisadas e foram concluídas nesta gestão, e o A-38, o bloco didático da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

Os três espaços foram inaugurados em uma cerimônia única, realizada no prédio da Unati, com a presença do reitor Júlio Damasceno e do vice-reitor, Ricardo Dias Silva, convidados para o desenlace da fita inaugural e descerramento da placa, junto com o prefeito do câmpus, Carlos Augusto Tamanini, a coordenadora geral da Unati, Terezinha Oliveira, a coordenadora do Laboratório Interdisciplinar para Desenvolvimento Regional Sustentável (LDR), Marina Silva da Cunha (o laboratório está instalado no Bloco B-59), o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luiz Fernando Cótica, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora de Mello Gonçales Sant'Ana, a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Gisele Mendes de Carvalho, eleita vice-reitora para a gestão 2022-2026, e outras autoridades presentes.

 

Unati

2022 10 05 Inauguração Bloco UNATI 9809

Ao se manifestar sobre a Unati, o vice-reitor trouxe à memória o nome da professora Regina Taam. Hoje aposentada, ela foi peça chave na implantação do projeto, há mais de dez anos.

A professora Terezinha Oliveira (foto acima), atual coordenadora da Unati, reforçou que a conquista do novo espaço demandou muito tempo e luta. Discorrendo sobre a tendência de envelhecimento da população brasileira e as projeções de que os idosos serão 20% da população em 2050, ela destacou a importância da Unati da UEM que, segundo disse, é a única no país que atua nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão.

Com quase 610 m² de área, o novo prédio foi erguido com recursos de emenda parlamentar da, então, deputada federal Cida Borghetti, que totalizaram R$ 250 mil, complementados com recursos da UEM, provenientes de prestação de serviços. O custo final foi R$ 1,2 milhão.

Localizado ao lado da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o Bloco conta com auditório, salas de aulas, laboratório de computação, copa, sanitários e um amplo hall. O espaço abriga ainda a Coordenadoria de Apoio à Educação (CAE) e o Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), ambos ligados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Com cerca de 450 alunos, todos com mais de 60 anos, a Unati hoje conta com acadêmicos de outros estados e países vizinhos, segundo Débora Sant'Ana. Um fenômeno que nasceu a partir das aulas remotas, no auge da pandemia do coronavírus e que agora está impondo um novo desafio, segundo a pró-reitora, que é a reinvenção da Unati no formato híbrido.  

 

Laboratório Interdisciplinar para Desenvolvimento Regional Sustentável 

2022 10 05 Inauguração Bloco UNATI 9825

Outro espaço inaugurado foi o Bloco B-59, que abriga o Laboratório Interdisciplinar para Desenvolvimento Regional Sustentável (LDR). Pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, ele foi projetado como uma área multiuso, dotada de equipamentos, que possam ser acessados pelos pesquisadores que investigam, principalmente, o espaço urbano, as aglomerações produtivas, os fluxos migratórios, os impactos socioeconômicos e ambientais, as dinâmicas demográficas e as desigualdades sociais.

Marina da Cunha, fez questão de destacar o nome daqueles que a sucederam na coordenação do LDR, iniciando pelos professores que se envolveram diretamente na liberação de recursos para a construção do espaço, a exemplo do professor Neio Lúcio Peres Gualda.  

Segundo a professora, a obra recebeu recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), além de verba da UEM.

O prédio tem aproximadamente 120 m², e compreende áreas individuais para os grupos de pesquisa, além de uma sala de reuniões e outra para a estação de trabalho, onde serão instalados os servidores e demais equipamentos para armazenamento das informações.

A diretora do CSA destacou que além da infraestrutura física, o LDR apresenta uma estrutura operacional voltada para o fomento à pesquisa, que transita desde a base, nos projetos de iniciação científica, até as teses de doutorado. São estudos que, segundo ela, podem impactar na formulação de políticas públicas e no desenvolvimento regional.

 

Laboratório de Experimentação Animal

2022 10 05 Inauguração Bloco UNATI 9858

Com cerca de 203 m² de área, o Bloco T-27, a terceira obra inaugurada hoje, é destinado ao Laboratório de Experimentação Animal em Doenças Infecciosas, ligado à Central de Tecnologia em Saúde, que por sua vez pertence ao Comcap (Central do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação deu uma ideia da dimensão da obra inaugurada que, segundo ele, representa um grande passo para a UEM. Isto porque o novo espaço irá integrar, futuramente, uma estrutura ampla para o desenvolvimento científico e a expansão das pesquisas, a partir do Laboratório com Nível de Biossegurança 3 (NB3). Já em fase adiantada de construção, ele será o primeiro laboratório desta natureza no interior do Paraná e servirá para a realização de pesquisas com agentes patogênicos altamente contaminantes e de elevado risco biológico. Na prática, a estrutura contribuirá para o avanço nas pesquisas de várias doenças infecciosas, oportunizando a descoberta de novos medicamentos e até vacinas, além do controle das enfermidades.

Carlos Tamanini, responsável direto pela conclusão das obras, aproveitou a cerimônia para agradecer “o time da PCU”. Depois de duas gestões à frente da Prefeitura do Câmpus, ele deixa o setor a partir da próxima semana. Tamanini disse que as inaugurações desta quarta-feira simbolizam perfeitamente o que representou o trabalho de toda a equipe ao longo dos últimos anos. “Atuamos com seriedade, comprometimento e responsabilidade”, afirmou. E finalizou citando uma frase do arquiteto Oscar Niemeyer, a qual ele disse acreditar. “Meu trabalho não tem importância, nem a arquitetura tem importância pra mim. Para mim o importante é a vida, a gente se abraçar, conhecer as pessoas, haver solidariedade, pensar num mundo melhor, o resto é conversa fiada.”

 

Homenagem

2022 10 05 Inauguração Bloco UNATI 9926

A cerimônia ainda foi marcada por uma homenagem ao servidor Ricardo Botter, assessor de infraestrutura do Hospital Universitário, que acumula mais de 35 anos de serviços prestados à UEM.

Além de uma placa comemorativa ele recebeu o reconhecimento explícito do prefeito, do reitor e do vice-reitor.

Damasceno e Dias Silva também falaram sobre a gestão que está se encerrando, citando alguns avanços, inclusive no setor de obras. Além das três construções entregues, Dias Silva falou de outras que estão encaminhadas, a exemplo da ampliação da Comcap.

Damasceno finalizou dizendo que a preocupação com o bom uso do dinheiro público foi um norteador durante toda sua gestão.