2022 09 01 Fachada UEM 0651

Com o fim da tramitação na UEM, a análise dos processos de criação dos cursos segue para apreciação da Capes

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Maringá (COU/UEM) aprovou, hoje (26), em reunião ordinária ocorrida remotamente, a criação de mais dois cursos de mestrado acadêmico e um de doutorado.

Com pareceres favoráveis dos respectivos relatores, o plenário virtual do COU referendou a criação do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioestatística (PBE), e dos cursos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes, Culturas e Humanidades (PAC), e do Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais na Tutela das Vulnerabilidades.

A aprovação dos três cursos já havia passado pelos Conselhos de Administração (CAD) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP). A análise do COU encerra a tramitação interna na UEM e a criação dos novos cursos e programas segue agora para a deliberação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

O Programa de Pós-Graduação em Bioestatística teve início em 2013 com a oferta do curso de mestrado. Ligado ao Centro de Ciências Exatas (CCE), o PBE oferece duas linhas de pesquisa: Métodos quantitativos aplicados à saúde e Estatística aplicada.

Vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), o Programa de Pós-Graduação em Artes, Culturas e Humanidades (PAC) irá oferecer o curso de mestrado acadêmico como duas linhas de pesquisa: Poéticas, imaginários e micropolíticas e Corpos, gêneros e territórios.

Já o Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais na Tutela das Vulnerabilidades, ligado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), vai oferecer as seguintes linhas de pesquisa: Direitos e Garantias Fundamentais e Tutela das Vulnerabilidades.