2022 09 05 Mostra de profissões 2022 1530 site

Expectativa do evento, somente no câmpus sede da UEM, em Maringá, é de receber um público de 10 mil visitantes

Galeria de fotos

Com expectativa de receber um público de 10 mil pessoas apenas no câmpus sede, começou hoje a Mostra de Profissões 2022 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que também teve início no Câmpus Regional de Umuarama.

Estudantes de dezenas de escolas públicas de Maringá e região compareceram ao Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), onde acontece o evento em Maringá, com previsão de estender até às 18h de amanhã (6).

Aluna do colégio Vera Cruz em Mandaguari, Júlia Victória Ferreira Castilho, de 16 anos, visitou a Mostra para ter a melhor definição da graduação que pretende fazer. Para ela, a Mostra é a principal forma de ajudar os estudantes na definição de um curso superior, uma vez que o evento demonstra também como é o lado prático da profissão. Ela se inscreveu no Processo de Avaliação Seriada (PAS) e está propensa a fazer Arquitetura e Urbanismo, embora considere Moda, Comunicação e Multimeios, História e Letras como outras opções viáveis.

Sara Vitória, de 16 anos, colega de escola de Júlia, esteve na Mostra para também reunir mais informações que possam subsidiar as escolhas dela, que, por enquanto, recaem sobre os cursos de Moda e Design, ambos oferecidos pelo Câmpus Regional de Cianorte. Sara admite que, dependendo do que ver e ouvir na Mostra de Profissões, ela pode mudar de opção.

A cerimônia de abertura em Maringá reuniu autoridades como o reitor Júlio Damasceno e o vice Ricardo Dias Silva, além de representantes da Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e de outros setores parceiros, incluindo a Assessoria de Comunicação Social (ASC) da UEM.

2022 09 05 Mostra de profissões 2022 1484 site

De volta

De volta à modalidade presencial após a pandemia, a Mostra de Profissões da UEM, na 16ª edição, é um dos principais eventos da instituição, sendo considerada a principal oportunidade para os alunos do ensino médio conhecerem de perto como funcionam os cursos de graduação de nível superior.

Sob a organização da Pró-Reitoria de Ensino (PEN), por meio da Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), ela se estende até 16 de setembro, em datas distintas, em outros cinco câmpus da universidade.

Entre os objetivos do evento está o de divulgar os cursos oferecidos pela UEM e orientar os estudantes em suas escolhas profissionais. Os cursos apresentam as disciplinas da grade curricular, atividades, procedimentos, instrumentos, entre outros aspectos de cada graduação. Além de divulgar informações sobre áreas de atuação profissional e esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento dos cursos.

A Orquestra de Cordas da UEM fará um ensaio aberto para marcar o encerramento da Mostra em Maringá. Será amanhã (6), a partir das 15h30, no auditório do CAP.

2022 09 05 Mostra de profissões 2022 1441

Acompanhe o cronograma

Câmpus Sede (Maringá): 5 de setembro, das 10h às 22h; e 6 de setembro, das 8h às 18h.

Local: Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP).

Cursos participantes: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes visuais, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação e Multimeios, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica , Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Filosofia , Física, Geografia, História, Informática, Letras, Matemática, Medicina, Moda, Música, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Secretariado Executive Trilingue e Zootecnia.

Câmpus Regional de Umuarama: 5 e 6 de setembro.

Locais: 1) Fazenda de Umuarama (CAU/CCA), das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, com participação dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia. 2)Câmpus de Tecnologia, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com participação dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção Civil e Tecnologia em Meio Ambiente.

Câmpus Regional de Goioerê: 12 e 13 de setembro

Local: No próprio câmpus, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h, com participação dos cursos de Física Médica, Licenciatura em Física, Engenharia Têxtil e Engenharia de Produção. Está programada visitação assistida aos laboratórios dos cursos.

Câmpus Regional do Vale do Ivaí (Ivaiporã):  13 de setembro.

Local: No próprio câmpus, das 8h às 21h, com participação dos cursos de Educação Física, História e Serviço Social.

Câmpus Regional de Cianorte.

Foi o primeiro a realizar a mostra, nos dias 29 e 30 de agosto.

Serviço: 16ª Mostra de Profissões da UEM.

Locais: Cinco câmpus da UEM, incluindo o câmpus sede em Maringá.

Informações: Aqui.