barca em sarandi

Espetáculo é apresentado para alunos e funcionários do Colégio Estadual do Jardim Independência

O Colégio Estadual do Jardim Independência – Ensino Fundamental e Médio de Sarandi (PR), recebe a peça de teatro educativo “O Auto da Barca do Fisco”, na quadra de esportes. Na última segunda (22), professores, estudantes e técnicos do colégio, totalizando cerca de 400 pessoas, assistiram ao espetáculo, no período da manhã, e 320 pessoas, no período da tarde. Nesta terça (23), a apresentação será no período noturno, com a expectativa de 85 pessoas na plateia.

O professor de Biologia e Ciências do colégio André Schimdt, que é voluntário no projeto “Dramatizando a Cidadania Fiscal no Contexto Nacional e Internacional” há 10 anos, afirma que “foi a primeira vez que a grande maioria dos alunos assistiu uma peça de teatro, pois se trata de alunos carentes de ações artísticas, que são muito importantes para o desenvolvimento pessoal, crítico e psicológico das crianças e adolescentes”.

O radialista e jornalista Marcelo Galdioli, atuante na peça há 18 anos, disse que o dia contou com um "público maravilhoso… tinha até torcida contra o Lúcifer”, papel interpretado pelo comunicador.

Rosa Fátima dos Santos, também voluntária há 18 anos, destacou que a peça é capaz de sensibilizar os estudantes em relação à importância social e econômica dos tributos e à necessidade de zelar pelo orçamento e por tudo que é público.

Atuaram também no espetáculo as voluntárias Paula Croceta, Sonia Dacomi e Isabel Chagas, e o acadêmico do curso de direito da UEM, Rafael Sbellutti. A direção, sonoplastia, iluminação e figurinos são de responsabilidade do servidor do Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI/UEM), Reinaldo de Castro Soriani. Nesta terça, entrarão em cena o acadêmico de Educação Física João Gabriel Garcez, o professor Marcílio Hubner e a voluntária Roseni Pintinha.

Texto redigido em colaboração com o bolsista Daniel Willian Paitad, aluno do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.