WhatsApp Image 2022 07 28 at 20.48.43

Produção dos alunos e docentes da Escola de Música e cursos ligados ao Departamento de Música e Artes Cênicas da UEM

Terá início, no dia 3 de agosto, a série "Concertos ao Meio-Dia", prevista para ocorrer na forma de eventos quinzenais, sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30.

Com entrada gratuita, os eventos serão realizados na Sala Joubert de Carvalho (avenida 15 de Novembro, 514, centro de Maringá). Trata-se de uma realização conjunta dos projetos de extensão “Unicâmara”, da Escola de Música (EMU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e “PIN (Piano como Instrumento de Informação, Inclusão e Interdisciplinaridade)”, do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC) da universidade.

Serão ao todo 10 apresentações musicais no período de agosto até novembro. O principal objetivo do evento é levar ao público em geral a produção musical desenvolvida pela EMU e pelo DMC por meio de amostras ao vivo.

Esta produção musical na UEM é gerada anualmente pelos professores e alunos da Escola de Música e do Departamento. O curso técnico em Instrumento Musical (Educação Profissional) e os cursos de bacharelado e licenciatura em Instrumento, Regência, Composição e Educação Musical são a base desta produção.

É o resultado de várias ações internas desenvolvidas pelos setores de aulas, avaliações de alunos, trabalhos ao longo dos bimestres ou semestres letivos, formação de grupos musicais, corais, prática de música em conjunto, composição musical, entre outras realizadas a cada ano.

Na maioria das ocasiões, este trabalho fica restrito ao ambiente acadêmico. A chegada dessa produção aos espaços alternativos, fora do câmpus da UEM, pode favorecer a formação e o fortalecimento de outras plateias, de acordo com a avaliação dos organizadores da série “Concertos ao Meio-Dia”.

WhatsApp Image 2022 07 28 at 20.49.02 site

O programa a ser apresentado no concerto inaugural do dia 3 de agosto será o seguinte:

William Henry Squire (1871-1963): Danse Rustique - com Saulo Fernandes Demchuski Generoso, violoncelo e Nicolly Bernardo Teles, piano.

Ernesto Nazareth (1863-1934): Brejeiro - com Jordanna Andretto, piano.

Brasílio Itiberê da Cunha (1846-1973): A Sertaneja - com Helena Inoue, piano.

O. Lorenzo Fernândez (1897-1948): Três Estudos em Forma de Sonatina - com Yuri Prieto, piano.

- Allegro com brio

- Moderato

- Allegro Scherzoso

Leo Brouwer (1939): Um dia de noviembre - com Carlos Diomezio, violão.

J. S. Bach (1685-1750): Allegro BWV 998 - com Gabriel Pimenta, violão.

Domenico Scarlatti (1685-1757): Sonata em mi maior K.380 - com Flávio Apro, violão.

Os “Concertos do Meio-Dia” tem o apoio da UEM, Rádio UEM FM 106,9, Diretoria de Cultura da universidade, Secretaria Municipal de Cultura e do Centro de Ação Cultural (CAC).