2022 07 08 Colação de Grau Ivaiporã 9589

Fala refere-se ao compromisso com o desenvolvimento regional desde a abertura do Câmpus do Vale do Ivaí

Galeria de fotos

O sonho de ter um diploma de ensino superior por uma universidade pública de qualidade concretizou-se para dezessete jovens que, na noite da última sexta-feira (8), colaram grau pelos cursos oferecidos no Câmpus Regional do Vale do Ivaí. A solenidade ocorreu no Centro Cultural Melhor Idade, em Ivaiporã, com a presença de autoridades acadêmicas e locais. Receberam os certificados da UEM, formandos dos cursos de Educação Física, História e Serviço Social.

2022 07 08 Colação de Grau Ivaiporã 9579

Luan Rafael Sampaio, orador oficial da turma

“Mais do que uma formação, conquistamos conhecimento e educação”, pontuou o orador da turma, Luan Rafael Sampaio da Silva, neograduado em História. E lembrando que a cerimônia marcava o encerramento de um ciclo, disse que também era o início de uma nova jornada e inúmeras portas poderiam se abrir a partir de então. As escolhas e atitudes de cada um irão traçar os próximos passos, segundo disse.

2022 07 08 Colação de Grau Ivaiporã 9548

Nadia Verneck da Silva, neograduanda de Serviço Social, fez o juramento em nome de todos os colegas

O reitor Julio César Damasceno, que presidiu a solenidade de colação de grau, comparou o câmpus em Ivaiporã a uma semente que vingou graças ao trabalho de muitas mãos e afirmou que a UEM se estabeleceu naquela região para fincar raízes e frutificar. “Temos compromisso com o desenvolvimento desse povo”, afirmou, parabenizando o trabalho que os docentes daquele câmpus vêm realizando nesse sentido.

Damasceno ainda lamentou os ataques à universidade pública e ao desenvolvimento científico e tecnológico, destacando que o avanço social depende da ciência, da tecnologia, da inovação e da educação, setores que têm sofrido muito nos últimos anos porque dependem de fortes recursos, financeiros e humanos, para se manterem.

Paraninfa- Destaque especial para a paraninfa da turma, professora Andreia Paula Basei, que foi conduzida até a mesa de honra da cerimônia pelos formandos Tamires Fernanda Ferreiro e Rodrigo Martins de Brito, ambos do curso de Educação Física.

Convidada a se manifestar, a paraninfa disse sentir-se lisonjeada pelo convite que recebeu. Falou em renovar a aposta na formação de pessoas, citando uma frase de um ex-presidente da Universidade de Harvad, Derek Bok : “se você acha a educação cara, experimente a ignorância”.

2022 07 08 Colação de Grau Ivaiporã 9630

Paraninfa, Andreia Paula Basei, fala em renovar a aposta na educação

Lembrou que os formandos da noite atravessaram dois anos de pandemia, fato que ficou marcado na história da humanidade, inclusive pelas perdas irreparáveis. A lembrança, segundo Basei, não tinha a intenção de entristecer uma noite de comemorações, o objetivo foi apenas lembrar de uma trajetória percorrida e dos desafios enfrentados e vencidos. E mais ainda, de renovar a aposta na educação.

“Investir em educação neste momento histórico, dedicar-se a um curso de formação superior de qualidade não figura entre as prioridades de muitos”, pontuou. Na condição de “madrinha dos neograduados”, terminou o discurso com um conselho aos “afilhados”. “O momento é preocupante, mas jamais optem pelo conforto ou pela ignorância, tenham como mais uma motivação para pensar, onde estamos e onde queremos chegar. Com isso, seremos capazes sim de produzir mudanças em nossas vidas e, porque não, no mundo".

Andreia Paula Basei recebeu uma placa comemorativa das mãos da neograduada Maria Coroline Venturin, do curso de Educação Física.

Ao final da cerimônia o reitor anunciou que a UEM estava completando, naquela noite, a entrega de 79.406 diplomas de graduação em quase 53 anos de história da universidade.

2022 07 08 Colação de Grau Ivaiporã 9655 site

Neograduadas estão na lista dos 79.406 profissionais formados pela UEM, em quase 53 anos de história da instituição