CAMINHONIEROS BALANCO

Cerca de 250 pessoas passaram pelo evento e 70 delas foram atendidas pelos alunos dos cursos de saúde da UEM

Alunos e professores dos cursos da área da saúde, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram peças importantes no evento Transporte Consciente Motorista Saudável, que começou ontem (30) e termina nesta sexta-feira (1°). A iniciativa tem o intuito de conscientizar motoristas e demais trabalhadores do transporte acerca de assuntos relacionados à saúde e à boa conduta no trânsito.

O evento contribui para o Programa DESPOLUIR, da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e se deu em conjunto com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), de Maringá.

De acordo com um dos organizadores da ação, Adriano Jacomel, da Fetranspar, cerca de 250 pessoas passaram pelo evento e 70 delas foram atendidas pelos estudantes de Enfermagem, Medicina e Odontologia, da UEM. Também estiveram presentes os integrantes do Hospital Universitário de Maringá (HUM) e do Projeto de Extensão Tabagismo, do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi).

O aluno de Medicina, Matheus Beltrame, enxerga a participação como uma oportunidade de integração com a comunidade externa. “É gratificante ver que as orientações que você está fazendo têm o poder de mudar a vida de uma pessoa e de promover uma saúde melhor. Aqui, conversamos bastante sobre hipertensão, obesidade e sobre hábitos de vida. Então, ter o contato com o público-alvo, que é quem você vai atender no dia a dia, aprender a lidar com ele e saber como transmitir esses conhecimentos é essencial”, relata.

EQUIPE UEM

Informação – Já a acadêmica de Odontologia, Maria Clara Machado, chama a atenção para a necessidade da realização de eventos como esse, pois possibilitam às pessoas o acesso ao conhecimento que circula dentro da universidade. Ela destaca que o contato com a população é fundamental, porque muita gente não têm proximidade com esse tipo de informação.

“Discutimos no nosso estande sobre a importância da escovação, a maneira correta de se escovar os dentes, qual o tipo certo de escova, como usar enxaguante bucal, limpar a língua e, inclusive, fizemos um alerta sobre o câncer de boca, que não é muito conversado como os outros tipos de câncer, e é muito comum de acontecer”, informa a estudante.

O evento termina hoje com uma expectativa de público de 500 profissionais do transporte.

Texto redigido em colaboração com a estagiária do Mudi/PEC, Maria Eduarda de Oliveira, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.