tv ident gen

Evento será realizado de forma remota e as inscrições também são aceitas somente por meio da Internet

Estão abertas até o dia 28 de julho as inscrições para o VIII Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, a ser realizado de 14 a 17 de setembro de 2022, de forma remota, sob a organização da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As inscrições podem ser feitas pelo site. O Seminário conta com chamada para submissão de trabalhos nas reuniões em Grupos de Pesquisa, bem como nas modalidades Comunicação Oral, Pôster e Simpósio nos Eixos Temáticos. Os trabalhos serão publicados em Anais com registro ISBN. As normas de formatação e modelo para download encontram-se no mesmo site do evento.

Também neste endereço eletrônico estão disponíveis outras informações, como normas para a submissão de propostas e trabalhos, oferta de cursos livres (gratuitos) e programação em geral.

O objetivo do evento é promover o debate das questões referentes ao Corpo, Gênero e Sexualidade a partir do recorte histórico das lutas e insurgências nas múltiplas formas de constituição da educação. Nesta 8ª edição, o tema central é “Memórias, lutas e insurgências nas educações”. A programação (científica e artística) conta com palestrantes internacionais e brasileiras/os, pesquisadoras/es e ativistas, lançamentos de livros e 36 Eixos Temáticos para apresentação de trabalhos.

Representada nas comissões de realização/organização e científica, a UEM está propondo dois eixos temáticos para apresentação de pesquisas e relatos de experiências. O primeiro é o ET nº 11, “Educ(Ações) e Re-Existências Gênero Corpo Sexualidade - Diferença: Insurgências, Memórias e Lutas no Ensino de Ciências e Biologia”, coordenado pela professora Fabiana Aparecida de Carvalho, do Departamento de Biologia (DBI) da UEM, em parcerias com o professor Sandro Prado Santos, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e pelo professor Adalberto Ferdnando Inocêncio, docente colaborador do Departamento de Pedagogia no Câmpus Regional em Cianorte.

O outro eixo proposto é o ET nº 34 “Violência sexual Infanto-Juvenil e a Interface com as discussões pedagógicas”, sob a coordenação da professora Eliane Rose Maio, do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da UEM, em parceria com o professor Márcio Oliveira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e o professor Reginaldo Peixoto, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Uems).

O evento também conta com outras instituições realizadoras, como a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade do Minho (Uminho), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Outras informações também podem ser obtidas pelo e-mail "contato@seminariointernacionalcgs.com.br" ou do Instagram: @seminariointernacionalcgs.