BANNNER CAMINHONEIROS

Ideia é levar informação para os trabalhadores da área de transportes que circulam pelas rodovias do Paraná

Alunos e professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vão contribuir com o Programa DESPOLUIR, da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar). Em conjunto com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), de Maringá, as instituições realizam, nesta quinta (30) e sexta-feira (1), uma ação de conscientização de motoristas e demais trabalhadores do transporte.

O nome do evento é Transporte Consciente Motorista Saudável. “A ideia é levar informações sobre questões de saúde, direção segura, orientações ambientais, prestar serviços e interagir com os profissionais que circulam por rodovias”, disse um dos organizadores, Adriano Jacomel, da Fetranspar.

Universidade – A participação da UEM fica por conta de representantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, além de integrantes do Hospital Universitário de Maringá (HUM) e do Projeto de Extensão Tabagismo, do Museu Dinâmico Interdisciplinar.

Entre as atividades estão aferição de pressão arterial, investigação de doenças crônicas, avaliação oftalmológica e bucal, tratamento de trauma de face e informações sobre os riscos que o cigarro traz à saúde. Mas os participantes também vão contar com equipes que fazem avaliações ambientais dos veículos (teste de fumaça em caminhões), minipalestras educativas sobre segurança no trânsito, transporte de cargas perigosas e direção defensiva, ação essa que usa um óculos que simula embriagues. “Também haverá corte de cabelo e barba gratuitos, dinâmica da caixa de espelho e chute a gol”, acrescenta Jacomel.

Entre os parceiros da iniciativa estão: a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, o Crefono03, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá e o VIBRA.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Sant’ Ana, disse que essa uma atividade que leva a universidade para mais perto da comunidade. “Esperamos receber cerca de 150 profissionais por dia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida profissionais da área de transportes, tão importantes para a economia do país. Os motoristas estão todos convidados”, anunciou a professora.

O evento ocorre no Pool de Combustíveis de Maringá – Contorno Sul, localizado na rodovia Prefeito Sincler Sambatti, 11.007 – Jardim Bertioga. A programação vai das 8h30 às 15h30.