2022 06 15 Prefeito de Cidade Gaucha Henrique Domingues Visita ao Reitor Julio Damasceno 8328

Ideia é efetivar uma parceria entre o município, a universidade e o governo do Estado, por meio da Seed

A pedido do prefeito de Cidade Gaúcha, Henrique Domingues (União Brasil), que hoje visitou a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a instituição vai estudar a possibilidade de colaborar para a implantação de um colégio agrícola naquele município, onde a UEM possui um câmpus regional.

A ideia é somar forças numa parceria entre a prefeitura, a universidade e o governo do Paraná, por meio da Secretaria de Educação e do Esporte (Seed). Cooperação neste sentido já existe no Câmpus Regional do Noroeste, em Diamante do Norte, diante do funcionamento do colégio agrícola que hoje possui 270 alunos matriculados.

No caso de Cidade Gaúcha, a prefeitura vislumbra a criação de um colégio desta natureza como maneira de atender à demanda local e regional, além de ser uma maneira de fixar muitos jovens no município. Segundo Domingues, muitos destes jovens viajam para Diamante do Norte, num deslocamento semanal de cerca de 120 quilômetros, para estudarem lá.

O colégio funcionaria nas instalações do Câmpus Regional do Arenito (CAR), aproveitando, de início, parte da estrutura física do curso de Engenharia Agrícola. Criado em 2002, esta graduação vai completar, em agosto, 20 anos de atividades.

Caso a ideia avance, o colégio teria prédio próprio, abrigando salas de aulas, alojamentos e outras acomodações. Os recursos financeiros e toda a logística para o funcionamento do curso, em nível de ensino médio, seriam obtidos por meio de ações da Prefeitura de Cidade Gaúcha com eventual apoio da Seed, a quem estão subordinados os colégios agrícolas no Paraná.

Para o prefeito (blusa preta e de óculos na foto), que estava acompanhado da esposa Rozy Domingues, secretária de Assistente Social do município, e do diretor do CAR, Flávio Luiz Mantovaneli, o importante agora é apresentar ao governo estadual um projeto e planilhas indicando inclusive os custos para a construção e instalação do colégio.

No último dia 20 de abril, ele entregou ao governador Ratinho Junior (PSD) ofício formalizando o pedido desta obra. O documento foi entregue na inauguração das novas instalações do Colégio Agrícola em Diamante do Norte.

O reitor da UEM, Julio César Damasceno, disse que um colégio agrícola daria oportunidade aos jovens daquela região de fazer um curso técnico e, ao mesmo tempo, os estimularia a ingressar no curso de Engenharia Agrícola, dando sequência à capacitação profissional.

Damasceno acrescenta que para se efetivar a instalação do colégio precisaria da anuência dos professores que desenvolvem atividades no câmpus.