2022 05 23 Nomeação da Comissão Eleitoral 0863

Calendário eleitoral definido pelo COU; próximo passo é a publicação da lista prévia do colégio eleitoral

O reitor Julio César Damasceno nomeou, hoje (23), por meio de portaria, os membros da Comissão Eleitoral que ficará encarregada de conduzir o processo para a escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na gestão 2022 a 2026.

O ato normativo foi entregue pelo chefe de Gabinete, professor Alessandro Rocha, para a presidente da Comissão, professora Jacqueline Sophie Perioto Guhur Frascati, e para a secretária Giseli Barbosa Volpato, da equipe técnica, agente universitária lotada na Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH).

Além de Jacqueline, que é docente do Departamento de Direito Público (DDP), a Comissão Eleitoral reúne representantes dos professores, agentes e estudantes. Os nomes dos participantes constam na Resolução nº 005/2022 – COU, proveniente da escolha do Conselho Universitário.

Esta resolução designou os professores Jacqueline Frascati, Ailton José Morelli e Washington Félix Santos como representantes dos docentes, além de José Carlos Azzalin como representante dos agentes universitários.

A portaria do Gabinete da Reitoria nomeou o professor Luciano Gonsalves Costa como representante da Associação dos Docentes (Aduem), o agente universitário Sandro Domingos Langrafe como representante da Associação dos Funcionários (Afuem) e o aluno Victor Gabriel Menezes Menegassi como representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Também foi assinada a portaria designando Adelise Maria Wiegert, Caroline Mara Genovez da Rocha, Beatriz Santos Artigas e José Luis Ferreira integrantes da equipe técnica responsável por assessorar a Comissão Eleitoral, juntamente com Giseli Barbosa Volpato para secretariar os trabalhos.

2022 05 23 Nomeação da Comissão Eleitoral 0861

Chefe de Gabinete, Alessandro Rocha, com Giseli Volpato (blazer preto) e Jacqueline Frascati

Atribuições

Responsável pela organização e condução das eleições, a Comissão se encarregará, por exemplo, de dar os encaminhamentos necessários, viabilizar as inscrições das chapas, providenciar a organização das inscrições e promover os debates.

Os próximos passos serão a publicação, no dia 6 de junho, da lista prévia do colégio eleitoral (votantes), a autorização para o início das inscrições das chapas, em 13 de junho, a definição do prazo final de inscrições, em 27 de junho; a data final para a homologação das chapas e lista definitiva dos eleitores, em 4 de julho; a realização das eleições em 1º turno, em 16 de agosto; em 2º turno, em 30 de agosto; a reunião do COU para indicar a lista para escolha de reitor e vice-reitor, no dia 5 de setembro; e a posse dos eleitos, em 10 de outubro.

Voto paritário

Desde 1986, quando as universidades públicas paranaenses puderam retomar o processo democrático na escolha de seus dirigentes, esta será a 10ª eleição em que professores, agentes universitários e estudantes irão votar e eleger reitor e vice para o mandato de quatro anos.

O voto é paritário, ou seja, todos têm o mesmo peso, independente de qual for a categoria (docente, funcionário ou aluno). A retomada deste sistema, em 2018, teve o objetivo de instituir um processo mais democrático na escolha do reitor e do vice. A UEM havia implementado, em 2011, a fórmula na qual o voto dos professores  tinha peso maior, de 70%, os agentes 20% e os estudantes 10%. No sistema paritário, o peso dos votos segue a proporção do número de eleitores de cada segmento da comunidade universitária que comparecer às urnas.

A portaria de hoje, com a nomeação da Comissão Eleitoral, dá sequência aos procedimentos visando à realização das eleições, em atendimento à Resolução n º 002/2022, aprovada pelo Conselho Universitário em março do ano passado. Nesta resolução, o COU definiu o Calendário Eleitoral do pleito, estabelecendo o cronograma deste processo.