FISICA MEDICA

Professor explica o que é essa área, conteúdo de um curso de graduação oferecido no Câmpus da UEM em Goioerê

Nesta quarta-feira (11), dezenas de pessoas puderam conhecer os detalhes sobre o curso de Física Médica, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na visita ao Pavilhão Branco, da Expoingá 2022, onde ocorre a Expociência.

Alunos e professores de escolas, que visitaram a Feira, ouviram a explanação do coordenador do curso de Física Médica, professor Robson Ferrari Muniz. Ele explicou que "antes, o físico era formado como bacharel em Física, com uma especialização na área hospitalar. Mas, hoje, existe a graduação em Física Médica, como é o caso da nossa, em Goioerê. Apenas 11 universidades ofertam esse curso no Brasil. Somos os primeiros e únicos no estado do Paraná, e um dos três localizados no sul do país. O físico médico é formado no bacharelado em física, mas sua área se volta para ambientes hospitalares, especialmente os que envolvem o uso de radiação ionizante. Essa radiação é utilizada no tratamento de câncer, por exemplo”.

 

Estande

No Pavilhão Azul, a equipe do Centro de Referência de Agricultura Urbana e Periurbana, CerAUP, uma parceria entre a UEM e a prefeitura do município, levou produtos orgânicos para serem vistos pelos visitantes.

Milena Puga (na foto, à esquerda), uma das quatro bolsistas do Paraná Mais Orgânico, explicou que a iniciativa do governo do estado visa facilitar a certificação orgânica para pequenos produtores e agricultores familiares.

CERAUP site

"Esse projeto conta com vários núcleos, geralmente situados nas Universidades. Somos do núcleo da UEM, coordenado pelo professor Ednaldo Michellon. A gente presta assistência técnica em extensão rural, só que especializada para certificação orgânica, porque, para receber um selo de certificação de produto orgânico, o agricultor tem que seguir toda uma legislação e a gente vai ajudar em toda essa parte. O objetivo do governo foi criar um projeto sem custo para o produtor. Para participar, ele tem que entrar em contato com o Paraná Mais Orgânico e a gente vai fazer uma visita na propriedade, explicar o que ele precisa fazer para se adequar à legislação e, posteriormente, conseguir a certificação. Esta é feita por meio de certificadoras, que avaliam se está tudo correto. Cada equipe do projeto conta com quatro profissionais formados e um bolsista da graduação, todos da Agronomia”, explicou Milena, que estava apresentando produtos do pessoal que sua equipe atende, como o feijão e a soja. 

A agrônoma ainda acrescentou que 18 bolsistas do projeto estão colaborando com a estação da Agroecologia e com o AgroMuseu, da Expoingá, que permanecem abertos à visitação durante toda a Feira. Segundo o coordenador Michellon, a Expoingá é uma oportunidade dos estudantes complementarem sua formação, ganhando experiência em ações junto à população.

DINAMICA

A empresa júnior Dinâmica, formada por estudantes de Engenharia de Produção da UEM, estava no estande da Universidade. O grupo atua em cinco áreas: produção, processos, gestão, mercado e finanças. “Atualmente, os integrantes trabalham em cerca de 18 projetos, aplicando o que aprendem em sala de aula, dentro do mercado de trabalho”, disse um dos estudantes, Lucas Galante (na foto, segundo da direita para a esquerda). 

EDUCACAO 2

O projeto de extensão Educação para a prevenção, aproveitou a Expoingá para levar educação em saúde à população. Falaram sobre a dengue: prevenção, sobre o vírus, o diagnóstico, e o uso de repelentes. Também houve conversas sobre a doença de chagas. O objetivo da equipe é falar sobre tudo isso nas escolas, nas UBS, ensinar sobre higienização das mãos, levando essas informações para a população. O PET Física também disseminou conhecimento a quem passou no estande da UEM. O PET é um programa do governo federal. O grupo de física da UEM conta com 12 alunos bolsistas para desenvolver projetos de pesquisa, de extensão ou de ensino, levamos o PET a fazer alguma interação com as escolas.

Erivelto Prudencio, do Núcleo de Ensino à Distância da UEM (Nead), divulgou os cursos de graduação e pós-graduação que são ofertados na modalidade EAD. As graduações fazem parte do programa Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação.

“Oferecemos, também, cursos de especialização na área de administração pública, administração pública municipal e administração pública de gestão em saúde. São 29 polos de apoio presencial no Paraná. Aqui, na Feira, mostramos que existem os cursos EAD e como funcionam. Para nós, estar participando é extremamente importante porque divulgamos o NEAD e as pessoas ficam sabendo que a UEM também possui iniciativas que promovem o desenvolvimento local e das pessoas”, explicou Prudencio (foto abaixo, à esquerda).

NEAD

Em visita ao Pavilhão, o chefe de Gabinete da reitoria da UEM, Alessandro Rocha, disse que, em resumo, a presença da “Universidade na Expoingá serve para “popularizar o conhecimento, estreitar relações com a comunidade e dizer... Estamos aqui para servir”, declarou Rocha, convidando a todos para visitarem à Expociência.

Dia 12

A Sociedade Rural de Maringá (SRM) está promovendo um “Encontro de Museus”, no espaço da antiga fazendinha. Estão participando: o Agromuseu - Museu da Agricultura e Pecuária, o Museu Dinâmico Interdisciplina (Mudi/UEM), o Museu da Bacia do Paraná (MBP), também da UEM, além do Museu Histórico da Unicesumar.

Segundo a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, “esta ação gera a possibilidade dos mais de 500 mil visitantes esperados na Expoingá conhecerem ou revisitarem museus de Maringá e de descobrirem que esses espaços têm muito a nos contar e nos ensinar”.

A pró-reitora Débora Sant´Ana afirma que este é o primeiro encontro de museus maringaenses “e pode representar o ponto de partida para que, no futuro, mais instituições museais venham a participar e conquistar o grande público, se mostrando como uma opção cultural da região”.

A parceria entre os espaços museais de Maringá e a SRM é uma das ações das instituições envolvidas na 20ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Este ano, o tema é “O Poder dos Museus”.

“Dia 18 de maio é o Dia Internacional dos Museus. Por isso, neste mês, os museus recebem especial atenção”, explica o coordenador do Mudi, Marcílio Hubner de Miranda Neto.

E hoje, dia 12, começa Hackathon Inova Agro, da Expoingá 2022. Podem participar alunos, colaboradores, empresários, produtores. As equipes vão propor soluções para os problemas do Agronegócio. As atividades vão de quinta a sábado, dia 14, e terminam com uma premiação. Junte sua equipe e participe.