manna montagem

BootCampo Manna Agro mobilizou alunos do ensino fundamental II e médio; Museu da Bacia do Paraná é inaugurado

Sábado (7) de muitas atividades e inauguração nos espaços de divulgação e popularização da ciência da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2022. O Museu da Bacia do Paraná ganhou um local especial na Feira, que recebeu dezenas de alunos no BootCampo Agro, promovido pelo Manna Team, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

Desde a manhã, centenas de estudantes visitaram a Manna Fair, uma feira em que a equipe do projeto de extensão mostrou toda a atuação de incentivo à adesão dos jovens às áreas de engenharia, robótica e inovação na área tecnológica.

meninas campo mourão

Duas expositoras chamaram a atenção ao apresentar um sistema de monitoramento de uma horta hidropônica por meio de tecnologia informática, ambas da UFTPR, de Campo Mourão. Michele da Costa, aluna de Engenharia Elétrica, disse que participar de eventos como o BootCampo é um incentivo à criação de novos projetos, “novas ideias surgem e a gente quer inovar mais”, disse Joele da Silva, aluna de Engenharia ambiental, destacou que “é muito importante viver experiências fora da sala de aula”.

Na plateia do Manna Fair, crianças e adolescentes se destacaram. Felipe Vitório, de 11 anos, é aluno de uma sala de altas habilidades, do Instituto de Educação de Maringá. Depois de jogar uma partida no computador disse que estava ali para se divertir, “mas a gente aprende, também”, acrescentou ele, que é um exímio desenhista de mapas.

Essa também é a impressão de Eduardo Samuel Rocha, de 12 anos, que marcou 150 pontos em um teste de QI. Ele disse que aprendeu a programar sistemas sozinho, porém, “é bom participar, porque a gente acaba descobrindo alguma coisa diferente ou pessoas que podem nos ajudar com dúvidas, quando a gente precisar”.

Os dois alunos acima estavam acompanhados da professora Cleuse Blau Giachini, que coordena uma das turmas de altas habilidades. “A maior parte destes alunos é interessado em tecnologia. O Manna tem nos ajudado muito enviando pessoas para participarem das nossas aulas”, informou Cleuse. O grupo dela recebeu uma menção honrosa pela participação no evento.

ganhadores manna

À tarde, então, no Manna TEEN, 85 estudantes de escolas públicas de diferentes cidades propuseram projetos inovadores, assessorados por 15 professores e 68 voluntários, 20 da bateria da Atlética e 10 do Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

O ganhador da disputa foi o Colégio Estadual de Educação Profissional de Cianorte, da diretora Francieli Casasa. A equipe Zero e Um propôs uma Estufa inteligente: Bruno Rafael de Oliveira Sá, Pedro Evangelista Vilaça, Luiz Felipe do Nascimento Cervatti, Andressa Carvalho Pacheri, coordenados pelo professor Edvaldo Rodrigues.

A equipe vencedora ganhou drones que a empresa Chipus ofereceu e cupons do Ai Q Fome. A vice-campeã ganhou fones bluetooth, oferecidos pelos membros do Manna e cupons do Ai Q Fome. O terceiro lugar ganhou fones gamers, enviados pelos membros do Manna e cupons do Ai Q Fome.

 

Estande

banco de leite

Sábado, no estande no Pavilhão Azul, da UEM do Pavilhão Azul, estiveram presentes o curso de Biologia da UEM, mostrando uma coleção incrível de insetos; o Banco de Leite do Hospital Universitário Regional de Maringá, oferecendo informações sobre o processo de captação e distribuição de leite humano, na nossa região; o Grupo PET e o curso de graduação em Engenharia de Produção, do câmpus da UEM em Goioerê; além da Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior, a Conseq.

No Pavilhão Branco, foi possível visitar a Expociência, com os giroscópios, alguns experimentos de Física e Matemática, as exposições com ambientes da mata atlântica e outros biomas do Paraná.  Professores ainda explicaram sobre o novo curso da UEM, o de Física Médica, uma novidade de campo profissional.

Embaixo da área do Parque de Exposições, foi inaugurado o espaço chamado Agromuseu. Nesse ambiente está o Museu da Bacia do Paraná e a Trilha Ecológica do Museu Dinâmico Interdisciplinar, da UEM. À área estão integradas, ainda, as atividades do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), e um acervo do Museu da UniCesumar.

museu bacia

O Agromuseu foi lançado durante a Expoingá de 2019 com a proposta de ir, aos poucos, ocupando espaços do parque de exposições com acervos que contem a história da agricultura e da pecuária. Porém, com a chegada da pandemia da covid-19, que causou a suspensão de duas edições da Expoingá, somente agora o projeto está sendo retomado.

Toda a área que antes era conhecida como Fazendinha da Emater foi requalificada tornando-se o acervo vivo do Agromuseu, que foi inspirado em museus similares existentes no mundo e que, dentro da sua proposta, contará com um agrupamento organizado e representativo do universo rural, reunindo exposições de arte, ciência, história, antropologia, plantas e animais vivos.

“O nome do professor Wilson Matos, fundador e reitor do UniCesumar, agora denomina o pavilhão que marca o início do Agromuseu - Museu da Agricultura e Pecuária. Essa é uma homenagem prestada pela Sociedade Rural de Maringá ao trabalho de Matos em prol da preservação da história. Ele tem produzido livros que contam a história de Maringá, criou um museu na escola superior que fundou e foi quem sugeriu a criação do museu que, agora, leva o seu nome”, anunciou a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo.

 

Dia 8

A Universidade está presente em três espaços do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, até o dia 15 de maio. e a programação está recheada com mostras dos cursos e projetos de extensão, exposições científicas, atividades voltadas para a área da saúde e muito mais.

Neste domingo, dia 8, o projeto Robótica para Adolescentes vai apresentar alguns rôbos que são utilizados para inserção de ensino com adolescentes.

Na Exposaúde, também no Pavilhão Branco, haverá a Simulação UTI Covid, chamada de isolamento. O HUM irá montar um cenário simulando uma unidade crítica como foi para o atendimento da COVID. Haverá também em vários momentos a oferta de treinamento para o público em geral sobre manobras de reanimação cardiopulmonar, coordenado pelo professor Carlos Edmundo Fontes Rodrigues e executada por alunos da medicina.

Não perca. É a UEM na Expoingá!