abertura heitor morgegos

Feira de agronegócios foi aberta, nesta quinta (5), com inauguração de espaços de divulgação científica

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com três espaços de divulgação da ciência, na 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2022. Nesta quinta-feira (5), esses locais contaram com a participação significativa de professores, alunos e servidores da Universidade. A população pode ter contato com muito conhecimento, nos espaços reservados à divulgação científica, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

A UEM está ocupando um estande no Pavilhão Azul, que possui programação rotativa, mudando todos os dias. No primeiro dia, estiveram ali as empresas juniores do curso de agronomia e zootecnia, a Agro-Jr e a Zoo-Jr. Ambas apresentaram suas funções, projetos e serviços. A presidente da Zoo-Jr, Sabrina Cruz, destacou a importância desse espaço para divulgar e mostrar a relevância da atuação desse segmento. “A participação das empresas juniores é importante tanto para expor o trabalho que fazemos, quanto para expor a Universidade, mostrando que a instituição pública é de qualidade e ela está aqui para formar profissionais ainda mais qualificados.”

Também estavam presentes alunos da graduação de matemática, representando o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da UEM. Eles levaram jogos para interagir com o público e mostrar os benefícios dessa metodologia de ensino. “Esses jogos podem ser usados tanto para o próprio ensino, quanto para reforço, e eles trazem essa visão diferente do ensino da matemática”, explicou o estudante Eduardo Scorfi Galia.

montagem pessoas expo 1

À tarde, o Departamento de Zootecnia movimentou o estande, com a presença de alunos da graduação, do mestrado e doutorado. A professora Maria Luiza Rodrigues de Souza, responsável pelo Grupo de Pesquisa de Produtos de Origem Animal (GEPOA), destacou a importância de possuir um espaço tão amplo para falar sobre as pesquisas produzidas na UEM. “Aqui a gente consegue levar muitas informações para o público, e assim a comunidade consegue conhecer um pouco do nosso trabalho”, contou ela.

O Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA) marcou presença, interagindo, principalmente. Além disso, a editora da UEM, Eduem, única atração fixa no estande da Universidade, no Pavilhão Azul, manteve sua equipe por lá divulgando as obras dos autores da UEM e o acervo da editora.

Ciência pura

No Pavilhão Branco, a UEM esteve presente com as exposições do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi/UEM) e do Hospital Universitário de Maringá (HUM). O Mudi buscou apresentar uma prévia do que pode ser visto na visita ao Museu. Biomas, tabagismo e um ambiente com experimentos que testam as Leis da Física movimentaram o primeiro dia da UEM neste espaço.

“Trazer os projetos do Mudi aqui para a Expoingá é extremamente importante porque é um momento riquíssimo de trocas de conhecimento entre a Universidade e a comunidade em geral, principalmente, porque aqui passam pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos”, comentou a professora Sônia Trannin de Mello, coordenadora do projeto Prevenção e Autocuidado na Saúde Reprodutiva, também presente no Pavilhão Branco da Expoingá 2022. Um dos temas que ela está levando à Feira é a pobreza menstrual.

BIOMAS

O projeto Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), o Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada (PGB) e a Pós Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) também fizeram parte da composição da exposição do Pavilhão Branco.

Quem também esteve nesse local foi o Hospital Universitário de Maringá (HUM), simulando como funciona um ambiente hospitalar. Na exposição, é possível ver dois bonecos que simulam pacientes em leitos, com o auxílio do oxigênio para manter a respiração.

Além disso, a UEM está presente no Agromuseu, antiga Fazendinha. As programações do Pavilhão Branco e do Agromuseu são fixas e estarão disponíveis para a visitação até o dia 15 de maio, quando encerra a Expoingá.

HUM

Programação de sexta (6)

Nesta sexta-feira, no estande da UEM do Pavilhão Branco, vai estar presente a PRODUTEC, empresa júnior do curso de engenharia de produção, do Campus Regional de Goioerê. No mesmo espaço, o (NEDDIJ) estará participando junto com o Núcleo Maria da Penha (Numape).

A Incubadora Unitrabalho da UEM estará apresentando à comunidade parte dos seus 24 anos de história, incluindo os diversos projetos de empreendimentos solidários desenvolvidos nesse tempo. O Núcleo de Ensino a Distância (Nead) completa a programação do Pavilhão Azul.

No Pavilhão Branco, é possível visitar a Expociência, com os giroscópios, alguns experimentos de Física e Matemática, as exposições com ambientes da mata atlântica e outros biomas do Paraná, junto aos animais taxidermizados, que fazem parte do acervo do Mudi UEM.  Ainda nesse espaço, ocorre a Exposaúde, onde o HUM está simulando um ambiente hospitalar, e também realizando treinamentos de socorros urgentes, entre outras atividades.

Texto produzido com a contribuição da bolsista do projeto Conexão Ciência - C², aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, Milena Massako Ito, e da estagiária da PEC/Mudi, Valéria Quaglio.