2022 04 25 Arquiteto Nabil Bonduki CAU 7197

Revisão de Plano Diretor deve vir a cada década; palestra com livre-docente ocorreu no Auditório da BCE

Para suscitar o debate sobre a importância do Plano Diretor para os municípios, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu, na noite de ontem (25), no Auditório da Biblioteca Central (BCE), o palestrante Nabil Georges Bonduki, doutor em Arquitetura e Urbanismo e livre-docente. Uma revisão de Plano Diretor deve ser feita a cada dez anos. No caso de Maringá, por exemplo, deveria ter sido revisto em 2016, já que o documento atual é de 2006. Daí a necessidade de se ampliar o debate sobre o assunto.

Na capital paulista, Bonduki contribuiu com o Plano Diretor duas vezes: de 2001 a 2004, quando foi vereador, coordenou a elaboração do substitutivo do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e os Planos Regionais das 31 subprefeituras; entre 2013 e 2016, foi novamente vereador, sendo relator e autor do Substitutivo do Plano Diretor Estratégico de São Paulo. “O que há de mais interessante no Plano Diretor de São Paulo é a introdução do conceito de coeficiente básico 1, ou seja, estabelecer que tudo que vier a ser construído acima do coeficiente 1 tem que pagar uma outorga onerosa, a ser destinada para a redução da desigualdade urbana”, expõe o arquiteto.

Para acompanhar o andamento da Revisão do Plano Diretor de Maringá 2020-2030, acesse esta página.

Ouça a entrevista completa da jornalista Tereza Parizotto com Nabil Bonduki

Minicurrículo – Bonduki é professor titular de Planejamento Urbano na Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador técnico da consultoria que elaborou o Plano Nacional de Habitação, também superintendente de Habitação Popular de São Paulo (1989-92), secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-12), em que coordenou a implementação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, e secretário municipal de Cultura de São Paulo (2015-16). O professor doutor prestou consultoria para os governos de Moçambique e Cabo Verde para a elaboração de suas políticas nacionais de habitação. É, ainda, consultor do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Organização – A palestra gratuita na UEM foi viabilizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Departamento Paraná, Núcleo Maringá e UEM, por meio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação Arquiteto José Augusto Bellucci (Cepedoc Bellucci). Como ouvintes estavam presentes autoridades, comunidade acadêmica e convidados.

2022 04 25 Arquiteto Nabil Bonduki CAU 7234

Palestra gratuita do arquiteto ocorreu na noite de ontem (25) na UEM