2022 04 19 Ivaiporã Reunião Prefeito Gil 0042

O assunto foi tema de uma reunião do reitor da universidade com o prefeito e o vice-prefeito de Ivaiporã

Veja galeria de fotos desta matéria

Representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da administração municipal de Ivaiporã vão se reunir para começar a articular ações capazes de impulsionar o desenvolvimento do município e da região Vale do Ivaí. A proposta foi discutida em uma reunião realizada nesta terça-feira (19), na Prefeitura de Ivaiporã, com a presença do reitor da UEM, Julio César Damasceno, do prefeito e do vice-prefeito do município, Luiz Carlos Gil e Marcelo dos Reis, respectivamente.

A ideia é inserir a universidade nas redes de trabalho criadas para promover o levantamento das demandas e potencialidades do território e então construir soluções para os problemas de cada comunidade. Um modelo similar está em curso em uma parceria entre a UEM e a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

Damasceno adianta que, em um primeiro momento, a nova parceria vai focar em propostas para os setores de esporte e cultura, mas o plano é avançar para outras áreas de interesse regional. O reitor destaca ainda que o projeto poderá contar com o envolvimento da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuv), que agrega 26 cidades daquela região.

Para Carlos Gil o encontro foi bastante produtivo e as propostas poderão ajudar a fortalecer ainda mais a UEM na região do Vale do Ivaí, onde a instituição está desde 2010.

Presente na reunião, a diretora do câmpus da UEM, Fernanda Errero Porto Saparolli, disse que os projetos desenhados neste encontro inicial já dão ideia de que a UEM irá desempenhar um papel importante na busca objetiva e concreta de soluções para os problemas da comunidade.

Complexo esportivo – Carlos Gil também falou da preocupação com a manutenção da estrutura física do Ginásio de Esportes Sapecadão e do Estádio Manoel Fernandes Silva, espaços utilizados para atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Educação Física e que foram concedidos à UEM por um prazo de 99 anos, contados a partir de julho de 2011.

Damasceno legitima a preocupação da administração municipal. “São grandes estruturas que podem deteriorar-se com o tempo sem uma boa manutenção. Além disso, qualquer ação de conservação envolve somas significativas de recursos e de pessoal”. Uma solução acordada foi que a UEM vai elaborar um projeto de melhorias para aquele complexo esportivo e o prefeito irá buscar recursos do governo do estado para a execução da obra.

O professor do curso de Educação Física no CRV, Marcos Vinicius Francisco, aproveitou o encontro e entregou ao prefeito uma espécie de raio x do curso no qual consta, por exemplo, os projetos de pesquisa e extensão ofertados e que beneficiam diretamente a população do município. Um exemplo é o projeto Atividades Físicas Adaptadas do Vale do Ivaí (Afavi) que atende cerca de 50 pessoas. Veja detalhes neste link.

As perspectivas também são promissoras com a implantação do curso noturno de bacharelado em Educação Física, com ênfase nas áreas da Saúde e do Esporte. O novo curso foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEM e será ofertado no câmpus a partir do ano letivo de 2023.

A reunião desta terça-feira também contou com a participação do assessor dos câmpus regionais da UEM, Jefferson Botelho Soares.