aumento de bolsas geral

Representantes da UEM participaram das solenidades, com participação de lideranças do governo do estado

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participou de dois eventos importantes nesta semana. As solenidades ocorreram na capital paranaense e contaram com a participação de lideranças do governo do estado, das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), do vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, e da pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade, Débora de Mello Gonçales Sant'Ana.

Um dos eventos marcou o lançamento do Programa Mulheres Paranaenses: empoderamento e liderança, que foi realizado durante a comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, no Palácio Iguaçu. O objetivo do Programa é incentivar financeiramente o desenvolvimento de projetos voltados à formação de lideranças femininas em instituições de ciência e tecnologia, no Paraná.

Sant’Ana participou do lançamento a convite do professor Aldo Bona (ambos, na foto abaixo), gestor da superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

DEBORA E O BONA

Débora de Mello Gonçales Sant'Ana e Aldo Bona

A professora salientou que o projeto foi majoritariamente idealizado por mulheres. “Foi construído por mulheres representantes das universidades do Estado do Paraná de todas as regiões.Tem diversas linhas de atuação, que vão desde pesquisa para melhorias da saúde das mulheres à efetividade das políticas públicas, também aborda questões sobre como podemos reduzir a violência e melhorar a inclusão digital, por meio de ações universitárias de ensino, pesquisa e extensão”, explicou a pró-reitora da UEM.

ricardo bolsas

Bolsas - O segundo evento anunciou o reajuste do valor das bolsas conferidas pela Seti e pela Fundação Araucária para pesquisadores, professores, alunos e indígenas. O Governo do Paraná vai reajustar em 25% as bolsas a partir de abril.

"As bolsas de pesquisa não eram corrigidas desde 2013 e as dos estudantes indígenas, desde 2016", lembrou o vice-reitor da UEM, que esteve presente à solenidade, junto com a professora Débora, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da universidade, Luiz Fernando Cótica, e o assessor da PPG, Ulisses Bursi.

Texto redigido em colaboração com o estagiário, Felipe Casado, aluno do curso de Letras da UEM.