WhatsApp Image 2022 03 14 at 10.55.15

Exposição é uma parceria da universidade, Secretaria Municipal de Cultura e Museu de Arte Contemporânea do Paraná

De amanhã (11) até 6 de maio, a exposição “Em Tempos de Opacidade”, com curadoria da professora Roberta Stubs, do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estará aberta para visitação. São pinturas, fotografias, instalações e foto-performances. A exposição ficará aberta das 9h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 10h às 16h, no Centro de Ação Cultural (CAC) de Maringá. As segundas e quintas-feiras a exposição fica aberta até às 21h.

A exposição contém 16 obras de artistas contemporâneos brasileiros, com relevância no cenário nacional e internacional. A exposição está vinculada ao Seminário Maringaense de Arte Contemporânea (SMAC), que ocorreu no ano passado e cujo tema foi “presente”.

De acordo com a professora Stubs, a partir do tema “presente” ela chegou ao conceito de “opacidade”, que desafia a ideia de conhecer tudo com clareza sobre o momento presente. “A ideia de opacidade traz essa dimensão de que a gente não consegue ver a totalidade com clareza e que a gente precisa ir tateando o presente, quebrando as hierarquias sobre as coisas e entender o presente pelas alianças complexas dos elementos que aos poucos vão se revelando para nós”.

Durante a exposição haverá sempre dois mediadores, os quais são estudantes de artes visuais, bolsistas e participantes do grupo de pesquisa Dobra, coordenado pela professora Stubs.

Todas as obras da exposição são do acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Paraná e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) e da UEM. A entrada é gratuita. A abertura da exposição será amanhã às 19h 30min.