MG 1463 Editar

Duração varia de 36 a 60 meses; recebimento de bolsas de produtividade representa excelência em Pesquisa

Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram contemplados com 57 bolsas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com duração que varia de 36 a 60 meses. A bolsa de produtividade é um dos demonstrativos de elevadíssimo nível de um pesquisador em esfera nacional.

O total de recursos a serem destinados para a UEM é de R$ 4,1 milhões, dos quais parte será aplicada em despesas relacionadas à execução dos 57 projetos. “Por meio dos pesquisadores são desenvolvidas novas tecnologias e encontradas curas para doenças, a exemplo da Covid-19, zika e dengue, além de soluções ambientais e em áreas como química, engenharias, eletrônica, nanotecnologia e inteligência artificial”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Luiz Fernando Cótica.

Os valores mensais das bolsas ficam entre R$ 1,1 mil e R$ 1,5 mil, de acordo com as categorias e níveis de enquadramento dos pesquisadores. O objetivo é incentivar as produções científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas do conhecimento, considerando o rigor e o método científico, entre outros princípios essenciais para a produção do conhecimento.

Para selecionar os 57 projetos da UEM, o CNPq considerou critérios como o caráter inovador dos projetos, assim como a relevância e contribuição para os desenvolvimentos científico, tecnológico e social do Brasil. Toda a produção científica resultante dos projetos será, preferencialmente, publicada e depositada em periódicos e repositórios eletrônicos de acesso público, juntamente com dados científicos e materiais suplementares.

Reportagem baseada em conteúdo publicado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).