BOLSAS PIBIC E PIBITI

Podem candidatar-se estudantes da graduação, que depois são indicados pelo orientador; prazo vai até 12 de abril

Tiveram início nesta quarta-feira (3) as inscrições para o processo de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), ciclo 2022/2023.

Conforme informações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o prazo segue até 12 de abril e as inscrições devem ser efetuadas por meio do site. O regulamento, o edital e seus anexos podem ser obtidos no site.

Os dois programas são ligados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ambos pagam bolsa de R$ 400 aos estudantes contemplados, com duração de um ano.

Nos dois casos, podem se candidatar estudantes do primeiro ao último ano da graduação. Eles se tornam bolsistas a partir da indicação dos orientadores. Os recursos para bancar os benefícios são repassados pelo CNPq e pela Fundação Araucária (agência de fomento à pesquisa atuante no Paraná), com a contrapartida da UEM.

O Pibic visa apoiar a política de Iniciação Científica (IC) desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de IC é concedida diretamente às instituições, as quais são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa.

O Pibiti busca estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Outras informações sobre o processo seletivo também podem ser encontradas no site ou pelo telefone da Divisão de Pesquisa Científica/PPG da UEM, (44) 3011-4569.