mockup revista def

Desde 1989, Journal of Physical Education produz conteúdos científicos de credibilidade e relevância

Foi lançado hoje (3) o volume 33 do Journal of Physical Education (Revista da Educação Física, em tradução livre), periódico científico internacional da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desde 1989, é reconhecido por seus conteúdos de credibilidade e elevada relevância. Inicialmente, a edição atual tem dois artigos de opinião e oito artigos científicos inéditos de pesquisadores do Brasil, Ucrânia, Portugal e Espanha.

Dentre os artigos, destacam-se um que evidencia a importância do exercício físico em diferentes etapas do tratamento contra o câncer e outro que descreve e analisa o perfil dos usuários do Parque Municipal do Minhocão, em São Paulo-SP, verificando como se apropriam deste espaço público para execução de variadas práticas corporais, como caminhadas e corridas.

Produção e alcance internacionais

De acordo com Carlos Herold Junior, editor-chefe do periódico e professor do Departamento de Educação Física (DEF) da UEM, trata-se de um dos principais periódicos da área na América Latina. “Foi pioneiro na UEM em divulgação on-line, bem como na utilização do DOI [sigla em inglês para o sistema de identificação de objetos digitais], referência editorial para identificação, preservação e integridade para diferentes produtos culturais e intelectuais que circulam na Internet”, explica o docente, que divide o cargo de editor-chefe com Ademar Avelar de Almeida Júnior, também professor do DEF.

Além de tradicionalmente ter pesquisadores de vários países com textos publicados no Journal of Physical Education, o periódico chega à comunidade científica internacional por meio das bases de indexação, sendo as principais: a Scientific Electronic Library Online (SciELO), a Scopus/Elsevier e a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs).

Se estar em escala global é fundamental para o avanço da Ciência, o Journal of Physical Education também faz questão de reforçar seu compromisso com a comunidade acadêmica local. Como exemplo desse esforço, o Programa de Educação Tutorial (PET) do DEF da UEM auxilia na produção e na divulgação de conteúdos do periódico para que, desde o início da graduação, os estudantes de Educação Física estejam ligados aos processos de produção e divulgação científica em Educação Física, Lazer, Saúde e Esportes.

Ouça a primeira edição do podcast Pod-Pet Educa:

Saiba mais – O Journal of Physical Education da UEM tem publicações em fluxo contínuo, tanto em inglês quanto em português. Em breve será aberto um novo processo de submissão de artigos.