livrospremios uem 2021 site site

Fique por dentro da obra de organização de membro do Departamento de Teoria e Prática de Educação da UEM

Livro lançado

– Título: É de menino ou menina? Imagens de Gênero, Sexualidades e Educação.

Autor: organizador – João Paulo Baliscei, professor do Departamento de Teoria e Prática de Educação (DTP) da UEM; há capítulos escritos por professores, estudantes e egressos da UEM.

Data de lançamento: 28 de janeiro.

Editora: Bagai.

Características: 261 páginas; impresso e e-book; gratuito.

Sinopse: A pergunta problematizada no título deste livro limita as escolhas das crianças a uma visão binária de gênero. Essa pergunta poderia ser encontrada em qualquer lugar. Em uma loja - quando na compra de um brinquedo; em uma sala de cinema - durante uma conversa após um filme; em um vestiário -enquanto provam-se roupas; em um encontro entre crianças - comentando sobre uma brincadeira; em uma aula de dança - referindo-se a uma postura ou a um movimento específico; e mesmo na escola - durante a atribuição de tarefas às crianças ou quando elas são solicitadas a imaginar suas futuras profissões. É bastante comum que os artefatos da cultura visual sejam divididos conforme o gênero ao qual são endereçados.

BALISCEI João Paulo. Divulgação 2