WhatsApp Image 2021 11 30 at 18.41.39

Homenagem integrou cerimônia que condecorou pessoas e entidades importantes para preservação ambiental da região

O Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura da Universidade Estadual de Maringá (Nupélia - UEM) recebeu o Prêmio Mérito Ambiental. A homenagem foi realizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, com apoio da Câmara Municipal e Conselho Municipal de Meio Ambiente na tarde desta segunda-feira (29), pela contribuição do Nupélia à preservação do meio ambiente.

Histórico - O Nupélia foi criado em 1983, através de convênio de cooperação técnico-científica entre a Universidade Estadual de Maringá e a Superintendência dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Surehma), pasta cujas funções são atualmente responsabilidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O Nupélia é o segundo maior núcleo de pesquisas em ambientes aquáticos da América Latina e o maior em estudos de águas continentais.

O Nupélia desenvolve diversos projetos de pesquisa em convênio com empresas do setor hidroelétrico, acerca dos reservatórios utilizados para geração de energia. O núcleo também promove o intercâmbio científico, possuindo parcerias com mais de 20 instituições nacionais e internacionais.