81ae72b1 2e1a 41e1 957e 6ba84744f62c

Iniciativa ocorreu no município de Paraíso do Norte e atendeu mulheres vítimas de violência doméstica e filhos

No dia 27, último sábado, em Paraíso do Norte, o Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou uma ação de promoção da saúde bucal com mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos. Participaram ao todo 31 alunos de graduação, cinco docentes, quatro residentes dos Programas de Saúde Coletiva e da Família, Odontopediatria e Periodontia e um residente voluntário.

A ação de acolhimento na promoção da saúde para essas pacientes foi um pedido do juiz diretor do Fórum da cidade, Eldom Stevem Barbosa dos Santos, e é fruto da parceria com o Centro de Ciências da Saúde (CCS), com o Tribunal da Justiça do Paraná, Centro Acadêmico de Odontologia, Projetos de Extensão do Departamento de Odontologia (Pequenos Gestos, Sorrir com Saúde e Lebu) e Programas de Residência Odontológica.

As pacientes receberam orientação sobre a saúde bucal, dieta, lesões e doenças, além de assistência odontológica. No total, foram atendidas 20 pessoas. Neste mesmo dia, a diretora adjunta do CCS, Priscila Garcia Marques, entregou os materiais de higiene pessoal, arrecadados por doações da comunidade universitária, na campanha “Acolha + Mulher”, que ocorreu no mês de novembro e contou com o apoio dos Centros Acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia.

55baa087 eaf4 4505 a4a6 fa92bb103973

Essa ação é o marco inicial de outras previstas em parceria com o TJPR para a região. São planejadas iniciativas futuras para 2022 com outros cursos da área da saúde, para levar informação e intervenções que ajudem no conhecimento sobre a manutenção da saúde dessas mulheres.

“Levar o conhecimento da Universidade aos locais que mais precisam é uma meta da área da saúde da UEM, em resposta à sociedade, promovendo desenvolvimento regional e, além de tudo, possibilitando a formação humana, civil e a empatia dos nossos estudantes, que serão nossos futuros profissionais”, ressalta Priscila.

Para o estudante do 4º ano, William Filipin Costa, foi uma experiência muito importante, pois puderam mostrar o papel social da profissão e devolver o direito de sorrir a essas mulheres. “É uma campanha muito importante, pois estamos lidando com mulheres vítimas de violência doméstica que estão em vulnerabilidade social. Além da prestação odontológica que fornecemos, levamos os itens de higiene feminina arrecadados pelas entidades de representatividade estudantil da saúde. Agradeço ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e as entidades pela organização da campanha”, destaca.