NOITA APIESP

Entidade pede a imediata retomada das bolsas dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP)

Em nota, as universidades estaduais do estado, por meio da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), ao lado de demais organizações ligadas ao ensino superior brasileiro, repudiam o atraso no pagamento das bolsas para os estudantes e critica os cortes nas áreas da educação e ciência. O texto alerta que as bolsas muitas vezes são a única fonte de renda estudantil e o atraso no pagamento traz transtornos, inviabilizando a continuidade das ações previstas nos programas, além de poder levar ao esvaziamento dos mesmos e na permanência dos bolsistas em cursos de licenciatura. Por isso, a Apiesp pede às autoridades a imediata aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional 17/2021 e a manutenção dos recursos para a continuidade dos programas Pibid e RP, bem como do orçamento próprio à ciência e à educação. Veja a nota na íntegra.