aldo e linnyer

Durante as atividades, a coordenadora convidou a comunidade para um grande evento de mulheres nas engenharias

A professora Linnyer Ruiz Aylon, coordenadora do Ecossistema  Manna_Team, recebeu a visita do professor Aldo Bona, da Superintendência de Ciência, Tecnologia de Ensino Superior. O encontro ocorreu no Bloco C-56, do câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no início da tarde.

O superintendente esteve na UEM para cumprir uma grande agenda, mas reservou um tempo para conhecer o laboratório do Manna, que é um projeto de extensão da UEM. Ali, ouviu a reivindicação da professora Linnyer sobre a necessidade de espaço para a expansão das atividades do grupo, que tem ação muito forte junto à comunidade.

VISITA MANNA RS 0051

"Temos feito um trabalho de articulação com doutores do interior, gerando propulsão para as carreiras deles e, também, aproximando as universidades das escolas para promover uma geração de profissionais com inteligência social e tecnológica. Estamos falando dos criative workers.  Estamos sempre à frente inovando. Por exemplo, damos atenção à produção de kits de microeletrônica para a capacitação de adolescentes e imprimimos próteses temporárias de antebraços em 3D, que são distribuídas para jovens que passaram por amputações. E isso é só uma parte pequena das nossas ações, que acontecem em parcerias com a IFPR [Instituto Federal do Paraná] Paranavaí, UTFPR [Universidade Tecnológica Federal do Paraná] Campo Mourão, UFPR [Universidade Federal do Paraná] Jandaia do Sul e várias outras cidades com o apoio de 26 doutores e 21 mestres, além de dezenas de graduandos e estudantes do ensino médio e fundamental. Somos 196", explicou a professora Linnyer.

Em resposta, o superintendente disse que há um projeto que prevê recursos do Brics (grupo de países emergentes,  formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para investimentos em infraestrutura física e que o Manna está incluído nesta proposta, visto que é parceiro "do governo do estado e da Seti, especificamente, em diferentes iniciativas que têm como foco o desenvolvimento da ciência e tecnologia".

debora e linnyer drone

Equipamentos - Em seguida, a professora Linnyer foi recebida pela pró-reitora da Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Sant' Ana, e recebeu um drone e dois tablets para dar apoio às ações do Manna. Os equipamentos foram doados pela Receita Federal do Brasil - Superintendência de Maringá.

Segundo a professora Débora, além de infraestrutura física, é necessário oferecer ao projeto de extensão do Manna "todo suporte para que o grupo possa continuar dando apoio à valorização da educação na área das engenharias e da tecnologia".

A professora Linnyer convidou a pró-reitor e toda a comunidade para participar do 1º Encontro de Mulheres na Engenharia, que ocorre nos dias 20, 21 e 27 e 28 deste mês, on-line. O evento vai apresentar detalhes de diversos projetos de extensão realizados na UEM e discutir sobre saúde mental com a psicóloga Carol Pupio, da Gaia Cosméticos, entre outras atividades.