residencia médica negra

Inscrições serão aceitas de 13 de outubro a 8 de novembro, com pagamento de taxa, para ingresso em 2022

O Departamento de Medicina (DMD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou, por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme), edital com o objetivo de fazer a seleção pública de candidatos aos Programas de Residência para ingresso em 2022.

A residência médica é destinada a profissionais graduados ou alunos do último ano do curso de Medicina devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC) e médicos estrangeiros ou brasileiros graduados em escolas estrangeiras com diploma devidamente revalidado no Brasil.

Cabe esclarecer que os Programas de Residência Médica estão devidamente aprovados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Na aplicação das provas do concurso serão observadas e respeitadas as normas e orientações das medidas preventivas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da Covid-19, incluindo o distanciamento adequado, a medição de temperatura na entrada das salas, a disponibilidade de álcool nas dependências da aplicação da prova, a obrigatoriedade do uso de máscaras inclusive pelos fiscais, ocupação de no máximo 30% das salas, com distanciamento de 1,5 m entre as cadeiras e sala exclusiva para quem apresentar sinais suspeitos como quadro febril ou sintomas respiratórios.

Serão oferecidas vagas para residência médica com acesso direto e residência médica com pré-requisitos. As especialidades com acesso direto são Anestesiologia (2), Cirurgia Geral com processo de credenciamento provisório (4), Clínica Médica (4), Ginecologia e Obstetrícia (3), Medicina da Família e Comunidade (2), Pediatria com processo de credenciamento de 5 anos (4) e Psiquiatria (4).

As especialidades de residência médica com pré-requisitos são Medicina Intensiva Pediátrica (1), Neonatologia (2) e Reumatologia (1).

As inscrições serão aceitas de 13 de outubro a 8 de novembro de 2021. A ficha de inscrição, um dos documentos a serem exigidos, estará disponível neste endereço eletrônico. Ela deverá ser entregue devidamente preenchida e assinada pelo candidato.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 600, poderá ser paga em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto que será gerado via Internet neste link ou no site do Departamento de Medicina.

O edital de homologação das inscrições será publicado no dia 10 de novembro, na Coreme/Secretaria do Departamento de Medicina e no site do departamento.

Quem necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização da prova, deverá fazer o pedido à Coreme até 8 de novembro, observado o item 2.7 do Edital 055/2021 – Coreme. O requerimento para essa solicitação deverá ser enviado por intermédio do formulário on-line disponível no site.

Outras informações no sites www.dmd.uem.br/coreme e www.coreme.uem.br , telefone (44) 3011-9096, e-mails coreme@uem.br e uem.coreme@gmail.com.