apres c2

A iniciativa de divulgação científica quer formar a rede paranaense de popularização do conhecimento científico

Lançado, oficialmente, nesta quarta-feira (6), o projeto de extensão Conexão Ciência – C², uma iniciativa de divulgação científica, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM). O projeto ganhou caráter estadual, durante a programação, desta manhã, do Paraná Faz Ciência, braço das comemorações do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. As atividades acontecem até sexta-feira (8), com o tema “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta”.

Na manhã desta quarta-feira, a jornalista e assessora de comunicação e divulgação científica da PEC/UEM, Ana Paula Machado Velho participou do Painel 6, intitulado “Experiências em Comunicação Pública na Ciência. Ela apresentou o projeto de extensão C², uma plataforma de divulgação científica que tem como objetivo final, criar a Rede Paranaense de Popularização da Ciência.

“Este encontro do Paraná Faz Ciência marca abertura do espaço do C² para todas as outras instituições de ensino superior do Estado, que, por enquanto, dissemina a produção científica da UEM. A ideia é que o C² possa se tornar o centro de um esforço conjunto de divulgação científica das nossas universidades”, convidou a jornalista da UEM.

Covid-19 – À tarde, a professora da Universidade, Marcia Edilaine Lopes Consolaro, participou do Painel 7: “Ciência e Tecnologia no enfrentamento da Covid-19”. Ela mostrou as pesquisas que vêm em torno da Covid-19.

marcia consolaro SLIDE

“O trabalho que fizemos há alguns anos com o Zika vírus nos inseriu em uma rede que atua em áreas emergenciais, o que deu uma visibilidade enorme ao Paraná em diversas áreas como a chikungunya e, agora, o coronavírus, na Rebracovid. Aliás, a UEM é a única instituição do sul do país nesta rede, trabalhando em conjunto com o Hospital Universitário Regional de Maringá [HUM]”, destacou a professora.

O “Hora da Ciência” trouxe, em seguira, a doutoranda em física, Mariana Casaroto. Ela contou como saiu de uma nota 3,0 na prova da matéria para o destaque no grupo de pesquisa que participa na UEM. “Na universidade, a gente descobre que tem muito mais coisas nesta disciplina do que a gente vê no ensino médio. E são coisas incríveis que nos permitem atuar em diferentes áreas, além de dar aulas”, contou a pós-graduanda.

Programação de quinta-feira - Nesse dia 7, ocorre o Painel 8, às 9 horas, com o título “CT&I na produção de energia verde”. Na mesa o professor e ex-reitor da UEM, Mauro Baesso. Às 10h30, será realizado o Painel 9, “Crimes ambientais e a Ciência forense”, com a professora Liane Maldaner e mediação de Luiz Fernando Lolli, que também é professor da UEM. A Universidade também participar, às 14 horas, do Painel 10: “Mudanças climáticas: o que a Ciência tem a dizer?”. Na mesa, Dayani Bailly, parte do corpo docente da UEM.

Às 17, tem mais Hora da Ciência. A convidada é a farmacêutica e professora da UEM, Patrícia Bonfim, famosa no Instagram. Ela vai falar sobre a área da saúde para crianças e adolescentes.

O Paraná Faz Ciência está sendo realizado por uma parceria entre a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o apoio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Texto produzido em colaboração com a bolsista do projeto Conexão Ciência - C², aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, Milena Massako Ito