mesa linnyer geral 2

Discussões sobre pesquisas e extensão acontecem até sexta (8)

As mulheres na ciência e na extensão foram destaque na manhã desta terça-feira (5), no evento Paraná Faz Ciência, o braço paranaense das comemorações do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. As atividades acontecem até sexta-feira, dia 8, e esse ano tem o tema “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta”. O objetivo é aproximar a população, principalmente os jovens, de conteúdos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas aplicações.

Na manhã desta terça-feira (5), a professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, mediou o Painel 3, intitulado “Mulheres cientistas, a diversidade em ação”, com a participação da professora da UEM, Sheilla Patrícia Dias de Souza, e da egressa da Universidade de Maringá, Géssica Nunes, entre outras mulheres de destaque de outras instituições. 

A professora Sheilla apresentou sua ação junto à Associação Indigenista de Maringá (Assindi), que tem diferentes projetos de extensão com a UEM, “o que cria um ambiente propício a se conhecer de maneira mais profunda rastros da nossa ancestralidade, dos nossos antepassados indígenas, tão importantes para nossa história atual”.

 

JESSICA UEM 2

 

Outra representante da luta dos indígenas, também da UEM, Géssica Nunes, contou a trajetória que a levou a transformar seus anos dentro da universidade em bandeira de luta pela identidade indígena. 

“Passei a defender minha experiência, a indígena que eu sou. Cobrar que o meu saber e minha forma de ver o mundo fossem respeitados. Percebi que o ensino superior é uma ferramenta de luta. O espaço universitário é lugar de poder, onde se produz conhecimento. E da dor de não ter identidade ali, passei a buscar respostas, mobilizar as pessoas por mudanças”, diz Géssica, que, hoje, tem o perfil “Universidade território indígena”, no Instagram.

Tarde – Abrindo a programação da tarde, aconteceu o Painel 4, que tratou do tema “Ciência na Escola”, discutindo como que a ciência produzida nas universidades, academias e centros de pesquisas é usada para construção do saber nos espaços escolares, com a extensão, projetos inovadores e popularização do conhecimento científico.

A professora da UEM, Evanilde Benedito, que atua como pesquisadora no Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), apresentou a trajetória do projeto de extensão SOS riachos.

“O objetivo geral do projeto foi sensibilizar a população, principalmente os estudantes do ensino fundamental, sobre a necessidade e urgência da conservação dos riachos urbanos e fundos de vale, visando uma melhor qualidade de vida e saúde integral. Com auxílio dos estudantes e da comunidade, o Projeto SOS Riachos buscou uma interação com a população da região”, explica a professora. 

 

SANDRA SCHIAVI

 

Às 16 horas, no Painel 6, a professora da UEM, Sandra Mara de Alencar Schiavi, abordou o tema “Contribuições da Ciência para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”. 

Sandra, que é a atual pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UEM, apresentou as ações que a universidade tem realizado para contribuir com os ODS. “A gente tem percebido que muitos professores não conhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, e a gente precisa se engajar mais no envolvimento desses docentes e dos discentes nesse tema”, informa a professora.

Encerrando as atividades do segundo dia da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Projeto de Extensão Conexão Ciência - C², recebeu na Hora da Ciência Thaís Sanches, professora de Ciências e Biologia da Educação Básica. Ela falou sobre como é ser professora e pesquisadora nas redes sociais. 

Desde de 2019, Thaís cria conteúdo no Instagram, ensinando para seus alunos e para outros professores como levar ciência para a sala de aula de forma divertida. “Não adianta a gente pegar o que descobrimos e guardar para nós mesmos, a ideia é a gente compartilhar para que outros também consigam reproduzir. É importante sempre compartilhar o conhecimento”, afirma Thaís. 

Programação de quarta-feira - Neste dia 6, a programação da UEM inicia às 10h30, com o Painel 6, intitulado “Experiências em Comunicação Pública na Ciência”, e conta com a presença da jornalista e assessora de divulgação científica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC - UEM), Ana Paula Machado Velho. 

 

thais hora da ciencia

 

Às 14h, acontece o Painel 7, tratando do tema “Ciência e Tecnologia no enfrentamento da Covid-19”, com a participação da professora da UEM, Marcia Edilaine Lopes Consolaro. O Hora da Ciência vai trazer a doutoranda em física, Mariana Casaroto, às 17h. 

O Paraná Faz Ciência está sendo realizado por uma parceria entre a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o apoio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Texto produzido em colaboração com a bolsista do projeto Conexão Ciência - C², aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, Milena Massako Ito.