banner hora

Cinco cientistas convidados vão contar como se faz pesquisas e divulgação científica em diferentes áreas

Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Para comemorar, o governo do estado vai promover uma série de atividades on-line com o objetivo de disseminar o conhecimento científico produzido no Paraná. Uma delas é a Hora da Ciência, um momento em que a comunidade acadêmica vai parar para conversar com crianças e adolescentes sobre as diferentes áreas do conhecimento. A organização é do Projeto de Extensão Conexão Ciência – C², desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“A ideia é mostrar que pessoas comuns, iguais a nós, fazem ciência no nosso estado. Algumas até são bem jovens, mais do que imaginamos”, explica a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora de Mello Gonçales Sant’ Ana, que lembra que esse grande evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do Paraná Faz Ciência, a edição paranaense da mobilização nacional.

A programação estadual foi idealizada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e será realizada em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e a UEM, com o apoio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Conversa com a garotada - A Hora da Ciência vai ser transmitida on-line, todos os dias da próxima semana, de 4 a 8 de outubro, às 17h, pelo YouTube. A mediação é da coordenadora do Conexão Ciência – C², Ana Paula Machado Velho e do jornalista Gutembergue Lima.

convidados hora

Na segunda-feira, dia 4, neste link do YouTube, a convidada é a professora da UEM e presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica, Linnyer Ruiz Aylon, que vai falar sobre as áreas de tecnologia e engenharias. Ela é coordenadora do Manna Team, engenheira e pós-doutora em Ciência da Computação. Atua como professora da graduação e pós-graduação na UEM.

Terça, dia 5, nesta sala virtual, é a vez da professora de Ciências e Biologia da Educação Básica e doutoranda em Divulgação da Ciência, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Thaís Sanches. Formada em Ciências Biológicas pela UEM, é mestre pelo Programa de Biologia Comparada PGB da universidade e tem um  perfil bem movimentado, o @thaisplicando.ciencias, no Instragram.

A doutoranda Mariana Ferrareze Casaroto, chega na quarta-feira, dia 6, para falar de Física, representando a área de Exatas, neste link do YouTube. Ela possui graduação e mestrado em Física pela UEM, além de cursar o doutorado também na Universidade de Maringá.

Quinta, dia 7, é dia da também famosa no Instagram, @prof.dra.patriciabonfim, a farmacêutica e professora da UEM, Patrícia Bonfim. O encontro será nesta sala. Ela é graduada em Farmácia, tem mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Maringáa área da saúde. Ela debaterá a área da saúde.

Fechando o ciclo de bate-papos, participa o reitor da UEM, Julio César Damasceno, da área das Agrárias. O professor atua na área de Zootecnia, com ênfase em Sistemas de Produção de Bovinos. A conversa vai ser neste espaço virtual.

“Você é nosso convidado. Chame os amigos e venha conhecer mais de perto a equipe do C² e falar sobre ciência de uma maneira bem informal. Aguardamos vocês. Qualquer dúvida, nos procure no @c2conexaociencia”, avisa a coordenadora do projeto, Ana Paula.