a57fcf10 5a12 47d4 8acd 1490056c2f72

O HUM é a única instituição do Paraná selecionada; processo de implantação leva 10 meses

A partir desta semana, o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) passa a fazer parte do Programa de Cuidados Paliativos do Sistema Único de Saúde (SUS) - Atenção Hospitalar, Ambulatorial Especializada e Atenção Domiciliar. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Ministério da Saúde, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e Hospital Sírio-Libanês.

O HUM é o único hospital do Paraná selecionado para participar do programa, o qual visa integrar a prática de cuidados paliativos em toda a rede de atenção à saúde (atenção básica, cuidados ambulatoriais, domiciliares e hospitalares) a pacientes e famílias do SUS de forma a propiciar cuidados continuados integrados.

Uma equipe multiprofissional do Hospital Sírio-Libanês esteve no HUM para iniciar o alinhamento do processo de implantação do programa e apresentar as etapas do projeto à equipe diretiva. Também estiverem presentes no encontro representantes da Sesa, da 15º Regional de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep) e diversos profissionais da área.

86770c9d 56a6 427f 8a96 8d9951186ddc

O Programa de Cuidados Paliativos no SUS possui cinco fases, sendo elas: diagnóstico; plano de ação; sensibilização e capacitação; implementação e monitoramento. Todo esse processo tem a duração prevista de 10 meses, o qual será executado de maneira híbrida, alternando entre atividades e treinamentos on-line e presenciais.

Cuidados paliativos

Pela definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a abordagem que promove qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, por meio de prevenção e alívio do sofrimento através de identificação precoce, avaliação adequada e tratamento da dor e outros sintomas, sejam eles físicos, psicossociais ou espirituais.

Proadi-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde é uma forma alternativa para determinados hospitais fazerem jus à Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (Cebas) por meio da transferência de sua expertise pela realização de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o Brasil.

“É neste contexto que se materializa a importância do Hospital Universitário, com os seus eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão, melhorando a assistência ao paciente e capilarizando os seu conhecimento na Rede de Atenção à Saúde (RAS). Temos a certeza de que esse programa irá gerar frutos duradouros ao identificar o perfil de necessidade do paciente e mecanismos de atendimento que façam o acolhimento, trazendo uma melhor qualidade de vida a ele. Além do internamento hospitalar, esse paciente terá o prolongamento dos cuidados pela equipe de atendimento domiciliar e ambulatorial, com os mesmos protocolos, garantindo a continuidade e qualidade no atendimento”, ressalta a superintendente do HUM, Elizabete Mitiko Kobayashi.