500 F 314732322 0whMw0I3cwwQfE7FFkuBJjtbraFowPzn site

Unesco é parceira da iniciativa que visa a efetiva erradicação do racismo na América Latina e no mundo

As universidades estaduais de Maringá (UEM), de Londrina (UEL), do Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste), de Ponta Grossa (UEPG), do Paraná (Unespar) e do Centro-Oeste (Unicentro) participam nesta quinta-feira (9), às 17h, do lançamento da campanha “Universidades Estaduais do Paraná na luta contra o racismo”, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Evento faz parte da 2ª Campanha de Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina e segue com ações a serem desenvolvidas até o mês de novembro de 2021.

O objetivo do evento é fortalecer a luta, as ações contra o racismo e a inclusão dos conhecimentos das populações historicamente excluídas nos currículos acadêmicos.

Participarão da mesa de abertura o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UEPG, Ione Jovino, e o diretor da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e professor do Departamento de História da UEM, Dalton Aparecido Felipe.

Na programação de hoje (09) também está prevista uma roda de conversa com representantes das sete Universidades: Marivania Conceição Araújo (UEM), Antonio Donizeti Fernandes (UENP), AlexSandro Eleotério (Unespar), Aparecida Jesus Ferreira (UEPG), Maria Nilza da Silva (UEL), Raquel Terezinha Rodrigues (Unicentro) e Sonia Marques (Unioeste).

Para Marivania Conceição Araújo, é imprescindível o debate sobre racismo e preconceito. “Chamar a atenção para as práticas racistas que são cotidianas, promover o letramento racial e combater a discriminação. Além disso, é importante mostrar que as universidades estaduais do Paraná tem núcleos de pesquisa e estudos sobre as relações raciais e há anos promovem atividades acadêmicas cujo objetivo principal é o de tornar as universidades em espaços mais inclusivos”, explica.

A transmissão do evento será realizada pelo canal Oficial UEPG, no YouTube.

As inscrições para certificação são gratuitas e poderão ser realizadas aqui, até hoje (9).

Na programação da campanha que irá até o mês de novembro está prevista, de forma remota, a realização do 2° Seminário Ações Afirmativas no Ensino Superior: desafios e possibilidades, que contará com palestras, minicursos e oficinas; além do 2° Seminário sobre o racismo estrutural e institucional nas Instituições de Ensino Superior: racismo, antirracismo e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, com palestras e rodas de conversa.

Também é organizado um webinário sobre história e resistência da população negra e indígena no Paraná, e terá como palestra principal a “História, resistência e protagonismo da população negra no Paraná e no Brasil”.

As oficinas e palestras serão transmitidas pela plataforma Google Meet.

Inscrições para participar destes eventos serão divulgadas próximas às datas.