miv 2021 UEM

Paraguaia Bruna Zenen, que cursa disciplinas na UEM: “Me estimula a abrir a mente sobre assuntos novos”

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), mantém, junto a instituições do exterior, o programa de Mobilidade Internacional Virtual (MIV). O programa permite que alunos da UEM possam participar de disciplinas de universidades internacionais, assim como também oferta disciplinas da UEM para estudantes das universidades parceiras.

Atualmente, dez paraguaios estão cursando disciplinas na UEM. Bruna Paula Deconto Zenen é uma das que participam do programa no momento. É discente da Universidade Nacional de Canindeyú, na qual cursa Ciências Contábeis. Na UEM, realiza as disciplinas de Administração de Marketing e Processos e Técnicas Administrativas. “Avistei uma oportunidade de experimentar o ensino de uma universidade no exterior de qualidade e com excelentes recomendações. A experiência tem sido muito boa e produtiva, me permite conhecer os diferentes pontos de vista dos professores e colegas, e também conhecer um pouco mais da história do país”.

A também paraguaia, Clotilde Dahiana González, conta que procurou o programa “com o objetivo de se desenvolver e envolver-se de forma interativa em cada módulo, valorizando cada ensino oferecido pelo programa internacional, e aprendendo novas técnicas, interagindo com profissionais de diferentes ramos, e adquirindo novas experiências de aprendizagem”.

A mobilidade virtual

O programa da UEM surgiu em 2020 como uma alternativa à mobilidade presencial, uma vez que esta não é possível durante a pandemia, recorda Lilian Fittipaldi Gardin Berdu, encarregada da mobilidade acadêmica na graduação do ECI. Apesar da expectativa do retorno das aulas presenciais em 2022, o coordenador do ECI, Marcio Cassandre, comenta que o MIV deverá continuar, principalmente por conta dos alunos que não poderiam participar da mobilidade presencial por falta de tempo ou recursos financeiros.

No período de julho de 2020 a julho de 2021, dez alunos da UEM participaram de disciplinas virtuais em universidades do Chile e da Alemanha. Recentemente, foi realizado o Mobility Day (Dia da Mobilidade), uma iniciativa do ECI na qual estudantes participantes do programa, tanto os da UEM como os internacionais, puderam falar sobre suas experiências, tanto no âmbito acadêmico, quanto no cultural.

Todos os alunos de graduação e pós-graduação da UEM podem participar do programa MIV nas universidades internacionais que oferecem essa mobilidade. Para os alunos da graduação há um processo seletivo e caso sejam aprovados basta apresentar os documentos requisitados. No momento, a abertura de novas vagas da UEM para estudantes de pós-graduação do exterior está sendo divulgada às universidades com acordos internacionais, sendo as disciplinas com previsão de aulas de outubro a dezembro de 2021.