calouradaaa ricardo

Calouros participaram de Aula Magna, com Ricardo Fonseca, reitor da UFPR; reexibição hoje, às 19h30

O Dia do Estudante, 11 de agosto, foi escolhido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) para promover a Calourada 2021 com o tema “O multiculturalismo na UEM de hoje”. De forma virtual a transmissão teve início às 8h30 por meio do canal da TV UEM, no YouTube.

Os mais de 2.600 calouros receberam as boas-vindas e puderam conhecer, por meio da exibição do vídeo institucional, o que a UEM - uma das melhores universidades do Brasil, pública, gratuita, de qualidade e inclusiva - proporciona.

Em seu discurso de recepção, Ricardo Dias Silva, reitor em exercício, citou as ações desenvolvidas pela UEM durante a pandemia com o intuito de oferecer segurança à comunidade universitária e continuar ofertando um ensino de qualidade por meio da implantação do projeto de inclusão digital, ampliação da rede de assistência à saúde e de projetos de extensão que beneficiaram quase 400 mil pessoas no ano de 2020.

“Outra grande conquista foi iniciarmos o ano letivo de 2021 com ampliação de alunos cotistas pelas cotas raciais. Esperamos com tal medida tornar nossa universidade ainda mais plural, reforçando o ambiente para que o multiculturalismo se expresse com força. É na diversidade que nós crescemos e na diferença que aprendemos uns com os outros”, diz Ricardo Dias Silva.

A Aula Magna ficou por conta do reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, que fez uma comparação entre o passado, o presente e o futuro das universidades, com o propósito de identificar sua significativa importância.

Em seu discurso, Fonseca defende que a universidade pública brasileira vai além da formação, civilidade, desenvolvimento econômico e inclusão. “Ela é sinônimo de vida e felicidade”, justifica Fonseca, frisando que o ensino superior muda a realidade das pessoas por meio de oportunidades.

Os calouros também puderam apreciar o vídeo da canção "Mel da Mocidade", de Chico César, produzido pela Diretoria de Cultura (DCU), com a participação dos alunos do curso de música da UEM e da Carol Naemi, aluna de canto; além do vídeo institucional do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) que apresentou as diversas possibilidades de internacionalização da universidade.

Semana de integração do Câmpus Regional de Umuarama (CAU)

De 9 a 11 de agosto, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária do Câmpus Regional de Umuarama (CAU) organizaram a semana de integração e recepção aos calouros para, mesmo à distância, aproximá-los do ambiente acadêmico e da interdisciplinaridade.

Foram apresentados os chefes de departamentos e os coordenadores de ambos os cursos, além de alguns servidores. Um vídeo institucional foi apresentado e houve a palestra “Entrei na faculdade, e agora?”, com a psicóloga Giovana Zampieri.

umuarama calourada

O evento contou com a participação de cerca de 130 pessoas

UEM disponibiliza tutoriais do Moodle para alunos

Com a necessidade da implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) a UEM, por meio do Centro de Tecnologia (CTC), desenvolveu tutoriais com a finalidade de explicar e descomplicar a utilização da ferramenta Moodle para discentes.

O material contou com a participação de acadêmicos do CTC e pode ser acessado aqui.