CADEIRA IML 5 publicada

Doação de uma cadeira de atendimento odontológico servirá às demandas dos profissionais do Instituto e da população de Maringá e região

O Instituto Médico Legal (IML) de Maringá recebeu a doação de um Equipamento Odontológico da empresa Equiponorte Multi, representante da marca Dabi Atlante na cidade. A ação foi articulada pelo professor Luiz Fernando Lolli, da área de Odontologia Legal e Deontologia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Lolli é responsável por um termo de convênio entre a UEM e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, que inclui o IML de Maringá. O acordo conta com o apoio da chefia do Departamento de Odontologia (DOD), da coordenação geral e administrativa da Clínica Odontológica (COD), e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM (PEC).

“Desde 2020, estamos promovendo uma maior aproximação entre a UEM e a Polícia Científica do Estado do Paraná, em especial, na cidade de Maringá. Por meio do convênio, projetos de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços estão sendo planejados, com várias ações já em andamento. O equipamento odontológico cedido, graças à sensibilidade e responsabilidade social da empresa Equiponorte, aprimora as ações do IML no atendimento à comunidade. Especialmente na Clínica Odontolegal, porque permite uma melhor qualificação e quantificação de danos em pessoas com lesões na região de cabeça e pescoço, especialmente, com comprometimento de dentes e demais estruturas do complexo bucomaxilofacial”, salienta o professor.

O IML de Maringá é um dos institutos do Paraná (o outro fica na capital) a oferecer o serviço de Odontologia Legal, tanto no atendimento clínico forense quanto no necrotério. Neste segundo setor, desenvolve ações estratégicas para a identificação humana. O Departamento de Odontologia da UEM também tem dado apoio aos diagnósticos de imagens para os processos de identificação de corpos esqueletizados.

CADEIRA IML cad publicada

Cadeira de atendimento odontológica doada para o IML de Maringá

Doação - Ormísio Romeu de Souza, proprietário da Equiponorte Multi, há 40 anos no mercado de equipamentos odontológicos em Londrina e Maringá, disse que a doação vem atender a uma solicitação de parceiros antigos: os doutores Angelo Pavan e Luiz Fernando Lolli. “Somos parceiros deles e da UEM há muito tempo. Porém, o que mais nos motivou foi ajudar o IML e a comunidade. Como não havia estrutura no Instituto, a realização de exames se tornavam mais complicada. Acreditamos que o equipamento vai ajudar muito os funcionários do IML e às pessoas que são atendidas por eles e pela UEM”, disse Souza.

O empresário participou da entrega do equipamento, na manhã da terça-feira, 20 de julho, junto com a chefe adjunta da Polícia Científica de Maringá, Larissa Barros Costa Macedo Martins, e os professores Débora Sant’Ana e Luiz Lolli, além do funcionário da Equiponorte, Gabriel Felipe Coleone.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, comemora o crescimento das ciências forenses na UEM e informa que já há o planejamento de ações futuras. “Nossa parceria com a Polícia Científica visa troca de conhecimentos e com o IML já estão sendo viabilizadas oportunidades de projetos em conjunto e apoio mútuo”, finaliza a professora, que ensina Anatomia na Universidade.