duas bases a mais

São as duas bases científicas mais prestigiadas na comunidade acadêmico-científica mundial 

Os resultados obtidos pela revista Acta Scientiarum Agronomy, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram expressivos na base científica Web of Science, da Clarivate Analytics, que divulgou o novo Journal Citation Reports (JCR-2020), ou seja, o Fator de Impacto (FI) das revistas em nível mundial. 

Os frutos alcançados pela Acta Scientiarum Agronomy foram relevantes sobretudo por ampliarem consideravelmente o fator de impacto em relação ao JCR anterior, passando de FI 1.034 (JCR Impact Factor list 2019) para FI 2.042 (JCR Impact Factor list 2020). 

A revista Acta Scientiarum Technology também teve seu FI ampliado, passando de FI 0.422 (JCR Impact Factor list 2019) para FI 0.550  (JCR Impact Factor list 2020). Outras revistas que não são de responsabilidade da Editora da UEM (Eduem), mas que se encontram hospedadas no Portal de Periódicos da Universidade, também ampliaram o fator de impacto, a exemplo da revista “Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática”. Ela obteve FI de 0,54. 

Além disso, outra grata satisfação é que a revista Acta Scientiarum Health Sciences está indexada na referida base e logo receberá o seu primeiro fator de impacto.

 

Scopus

actas valendo

A Scopus, da Elsevier, divulgou o novo SCImago Journal Rank (SJR-2020), ou seja, o status das revistas quanto a seu prestígio nessa base de dados em nível mundial. Os resultados obtidos pelas revistas Acta Scientiarum (UEM), bem como de várias revistas alocadas no Portal de Periódicos da instituição, mostram a ampliação dos índices de visibilidade em relação ao SJR anterior. 

Essas revistas são a Acta Scientiarum (Agronomy, Animal Science,  Biological Science,  Health Sciences, Technology, Language and Culture), Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática, Diálogos, Journal of Physical Education e Psicologia em Estudo. Além disso tudo, outra boa notícia é que a base Scopus indexou a revista Acta Scientiarum Education, que logo receberá a sua primeira avaliação. 

Diretora da Eduem, professora Larissa Lara, e o editor-chefe da editora, professor Carlos Alberto Scapim, comentam que o trabalho dos editores, da Eduem e o apoio da Reitoria da UEM foram fundamentais para os bons resultados alcançados. Informam, ainda, que as revistas da universidade crescem em termos de visibilidade e impacto, ano após ano, fruto de uma política séria e qualificada de todos/as envolvidos/as no processo. 

 

 Mudi

Os internautas também podem acessar a revista “Arquivos do Mudi” no Instagram. A publicação do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM visa a divulgação e popularização da produção científica nas áreas de Ciências e Biologia.

Sempre investindo em conhecimento e tecnologia para aumentar o impacto no meio editorial, a “Arquivos do Mudi”, de classificação Qualis B3, traz, na mais nova edição, abordagens de temas como a produção de animais robóticos como prática pedagógica interdisciplinar, a proposta de um jogo lúdico sobre mutações e síndromes genéticas nas disciplinas de biologia molecular e genética clássica, água mineral comercializada no Brasil (caracterização, consumo e qualidade microbiológica) e principais aspectos do novo coronavírus sars-cov-2.

Para acessar todas as edições da revista clicar no perfil da publicação no Instagram.