Colacao22 07 UEM01

Colam grau universitários de 15 graduações das áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Saúde

Galeria de fotos

Cerimônia pela Internet, mas com emoção bastante real! Em colação de grau realizada na noite de ontem (22), transmitida ao vivo pela UEM TV e com 7,5 mil visualizações até o momento, 353 pessoas mudaram de status: passaram de estudantes universitários para novos profissionais. Formaram-se em 15 graduações presenciais e a distância de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“Um dos maiores ensinamentos que a UEM me trouxe foi usar coragem e persistência quando nos apresentou as inúmeras realidades que existem. Ela me deu a coragem de questionar verdades absolutas e, com isso, ensinou o real significado do respeito à diversidade, na prática”, declara a oradora Ana Paula da Silva, agora formada em Ciências Biológicas. A juramentista foi Vanessa Telatin Paschoalino, recém-formada em Química.

Colacao22 07 UEM02

Oradora Ana Paula da Silva destaca que na UEM aprendeu coragem e persistência

Logo na abertura houve homenagem póstuma aos membros da comunidade acadêmica falecidos do último ano para cá. Toda a cerimônia teve interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), reforçando o compromisso da universidade com a inclusão. A mesa de honra do evento especial foi composta pelo reitor e presidente da sessão, Julio César Damasceno (responsável por conceder a outorga coletiva de grau aos graduados), o chefe de gabinete da Reitoria, Alessandro Santos da Rocha, e o diretor de Ensino de Graduação, Marco Antonio Costa.

Momento mais difícil da humanidade nas últimas décadas, quiçá do século, a pandemia da Covid-19 não deixou de ser mencionada, até porque desde seu início a UEM atua fortemente no enfrentamento. “Encontramos soluções – talvez não as melhores ou que desejaríamos, pois o que mais gostaríamos nesse momento é de estarmos todos juntos”, diz Damasceno, que ressaltou as políticas de inclusão, permanência, direitos humanos e internacionalização da UEM. “Enxergamos na diversidade a grande oportunidade e o caminho para o desenvolvimento humano. Prezamos pela excelência em formação de pessoas, produção de conhecimento, geração de inovação e tecnologia, e na prestação de serviços”, aponta o reitor.

Colacao22 07 UEM03

Reitor Julio Damasceno, presidente da sessão e responsável por conferir grau acadêmico aos formandos

Músicas para nossos ouvidos

A cerimônia remota de colação de grau dos formandos de 2020 da UEM iniciou com vídeo com o hino nacional em versão instrumental executada pelo Quarteto de Cordas da Orquestra de Câmara da UEM.

Também em vídeo foi tocada a música “Mel da Mocidade” pela orquestra, com participação especial nos vocais de Carol Naemi, aluna de Música e ex-participante do programa de TV The Voice Brasil (Rede Globo, 2019). O arranjo é de Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, diretor de Cultura da UEM.

O encerramento da cerimônia solene de colação de grau se deu com a canção “Canta, Canta Mais”, interpretada pela Orquestra de Câmara e pelos Corais da UEM, com arranjo de Marcos de Lazzari.

Colacao22 07 UEM04 site site

Orquestra de Câmara e Corais da UEM abrilhantam cerimônia remota

Mensagens especiais

Os paraninfos gerais compuseram a mesa de honra da colação e tiveram momento de fala aos formandos. São eles: Alexandra de Oliveira Abdala Cousin (Exatas), Luiz Carlos Gomes (Biológicas), Patrícia de Souza Bonfim de Mendonça (Saúde) e Rodolpho Martin do Prado (Agrárias). Por meio de vídeos também falaram os coordenadores das 15 graduações com formandos.

Enviaram vídeos para parabenizar os formandos os diretores dos centros de ensino da UEM: Ana Paula Vidotti (diretora-adjunta de Ciências Biológicas), Carlos Alberto de Bastos Andrade (diretor-adjunto de Ciências Agrárias), Fernanda Andréia Rosa (diretora-adjunta de Ciências Exatas) e Miguel Machinski Junior (diretor de Ciências da Saúde).

A última colação de grau dos formandos de 2020 da UEM será realizada hoje (23), a partir das 19h, com cerimônia remota para os formandos dos câmpus de Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. É possível acompanhar ao vivo pela UEM TV.

Colacao22 07 UEM05

Servidores que compõem mesa de honra da noite de 22 de julho

Colacao22 07 UEM06

Miguel Machinski Junior, diretor do Centro de Ciências da Saúde, envia mensagem em vídeo

Homenagens dos cursos

Agronomia

Patrono: Telmo Antônio Tonin. Nome de turma: Anderson Antonio da Silva Gualberto (in memoriam).

Biomedicina

Patronesse: Melyssa Fernanda Norman Negri Grassi. Nome de turma: Formandos da Pandemia.

Bioquímica

Patrono: Rogério Marchiosi. Nome de turma: Marco Aurelio Schüler de Oliveira.

Biotecnologia

Patronesse: Veronica Elisa Pimenta Vicentini. Nome de turma: João Alencar Pamphile (in memoriam).

Ciências Biológicas

Patronesse: Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre. Nome de turma: Bertha Maria Júlia Lutz (in memoriam).

Ciências Biológicas EAD

Educação Física

Patrono: Carlos Herold Junior. Nome de turma: Michele Caroline de Costa Trindade Avelar.

Enfermagem

Estatística

Patrono: Willian Luís de Oliveira. Nome de turma: Daniele Cristina Tita Granzotto (in memoriam).

Farmácia

Patronesse: Andréa Diniz. Nome de turma: Marco Antonio Costa.

Física

Patronesse: Hatsumi Mukai. Nome de turma: Exercício 13.

Física EAD

Patrono: Anuar José Mincache. Nome de turma: Glécilla Colombelli de Souza Nunes.

Matemática

Patrono: Marcelo Escudeiro Hernandes. Nome de turma: Ubiratan D’Ambrosio (in memoriam).

Química

Patrono: Marcelo Pimentel da Silveira. Nome de turma: Marie Curie (in memoriam).

Zootecnia

Patronesse: Eliane Gasparino. Nome de turma: Ferenc Istvan Bánkuti.