2021 07 22 Reunião UMDT 5754Profissionais demonstram interesse em colaborar para construção do projeto, que tem UEM como uma das idealizadoras

“Ganhar musculatura” e agregar a bagagem acumulada ao longo de cinco décadas de trabalho na região. Foi o objetivo da reunião realizada hoje (22) com idealizadores da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT) e gestores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae PR) – Regional Noroeste, que se mostraram dispostos a auxiliar na construção do projeto.

O encontro ocorreu na Universidade Estadual de Maringá (UEM) com o reitor, Julio César Damasceno, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Sandra Schiavi, e o presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), o prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo. Na Reitoria, no câmpus de Maringá-PR, os três receberam Wendell Myler da Silva Gussoni, gerente regional do Sebrae PR, e Luiz Carlos da Silva, gestor de Políticas Públicas do Sebrae do PR.

O reitor fez um relato sobre o surgimento e os objetivos da UMDT. Em seguida, recordou que a ideia nasceu de uma necessidade de convergir as competências e de serem estabelecidas ações organizadas e coordenadas para os projetos colocados em prática pelas instituições idealizadoras. “Em vez de chegar três, quatro ou mais propostas de desenvolvimento nos municípios, vamos levar uma única. Ganhamos em escala e potencializamos o investimento”, destaca Damasceno.

Bernardo ressalta que a expectativa é a de que o trabalho da UMDT contribua para a produção de riquezas, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população. “Temos que estimular o surgimento de novos ciclos de prosperidade nos municípios da região. Assim, vamos conseguir fixar as pessoas no campo e, principalmente, nas cidades de origem delas”, afirma.

Wendell Gussoni e Luiz Carlos, do Sebrae, fizeram questionamentos para entender melhor a proposta da UMDT. “É uma iniciativa que tem uma meta ousada, que tem como princípios básicos valores e bandeiras semelhantes aos da nossa instituição, que no próximo ano completa 50 anos”, frisa o gerente regional.

Também presentes – Compareceram à reunião: Jucival Pereira de Sá, chefe regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná; Cristovon Videira Ripol, coordenador da Mesorregião Noroeste do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), e Édson Luiz Diogo de Almeida, gerente regional do IDR-Paraná.

Reportagem produzida em colaboração com Cláudio Galleti, assessor de imprensa da Amusep.