mencao honrosa manna

Projeto ainda concorre a Selo de Inovação oferecido pela entidade

O projeto Manna Team, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu menção honrosa na categoria Melhor Artigo, do XV Women in Information Technology (WIT), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O artigo relata algumas das ações do Manna Academy, realizadas pela UEM, pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).O grupo ainda concorre ao Selo de Inovação, também oferecido pela SBC.

Atuando há 21 anos, o Manna Team é um ecossistema de pesquisa, extensão, difusão e inovação da Educação 5.0. O projeto, coordenado pela professora da UEM, Linnyer Beatryz Ruiz Aylon, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), é formado por docentes e estudantes do nível fundamental e médio, universitários da graduação e da pós-graduação.

O trabalho que ganhou menção honrosa é o texto “Aprendizagem colaborativa interinstitucional: práticas de Educação 5.0 em favor do empoderamento feminino”. O artigo apresenta os resultados da rede de 200 pesquisadores, em 13 campus, de 11 instituições, que fazem Educação 5.0, no interior do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. As ações que embasam o texto tiveram apoio do CNPq e, neste momento, continuam sendo desenvolvidas com assistência da Fundação Araucária.

O outro projeto do Manna Wui, que concorre ao Selo da SBC leva o título “Aperfeiçoando Pessoas e Provendo Infraestrutura Iot”. Está entre os cinco finalistas. A iniciativa tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (Sempi). Em 2019, o grupo ficou em segundo lugar com o “Manna Access - um dispositivo para deficientes visuais”. A etapa final do Selo de Inovação 2021 acontece nesta quinta-feira, dia 22. Estamos na torcida!