obef

Evento inscreve escolas e alunos independentes até agosto

A equipe do projeto de extensão “Educação Financeira Sustentável: base da prosperidade” é um dos organizadores da 3ª Olimpíada Brasileira de Educação Financeira – Obef.  As inscrições ao evento estão abertas até agosto.

A Obef começou no nordeste, em 2019. É um evento organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O grupo possui parceria com várias universidades e institutos federais, distribuídos em diversos estados brasileiros, entre eles o projeto de extensão, “Educação Financeira para Toda a Vida”, sediado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) da UEM e ligado ao Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC).

A professora do Departamento de Administração da UEM, Vilma Meurer Sela, integrante do projeto de extensão “Educação Financeira Sustentável”, contou que o grupo foi convidado a formar a rede de professores e pesquisadores em educação financeira. Ao aceitar o convite, a equipe assumiu o compromisso de coordenar os trabalhos da Obef no Paraná, em 2021, ano em que o evento se torna nacional. Participam da organização vários integrantes do projeto de extensão da UEM, os professores Antônio Zotarelli, Marco Antônio Bisca Miguel e professora Ligia Greatti, além de Vilma Sela.

“A Olimpíada é uma ferramenta que procura despertar o interesse de crianças e adolescentes para a educação financeira. Esse conhecimento pode ter um impacto positivo significativo na vida futura destes estudantes e das suas famílias”, acrescentou a professora Vilma.

Categorias - O evento é dirigido aos alunos regularmente matriculados nas instituições de ensino público e particular. É possível concorrer em cinco categorias:

Nível 1: alunos do 2º ano ao 3º ano do ensino fundamental I;
Nível 2: alunos do 4º ano ao 5º ano, do ensino fundamental I;
Nível 3: alunos do 6º ano ao 7º ano, do ensino fundamental II;
Nível 4: alunos do 8º ano ao 9º ano, do ensino fundamental II; e

Nível 5: alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio.

As inscrições podem ser feitas de duas formas: pela escola que tenha interesse em participar,a qual deve inscrever seus alunos até 15 de agosto; ou pelo aluno/participante ou seu responsável, caso a escola não tenha interesse, neste caso, no período de 16 a 29 de agosto.

As instruções detalhadas estão no edital, que pode ser acessado no site do projeto Educação Financeira para Toda a Vida. Mais informações pelo e-mail: educacaofinanceirasustentavel@gmail.com