cipa

Chapas devem conter 10 membros e podem se candidatar até o dia 26 deste mês, via Protocolo Geral

A partir desta sexta-feira (16) estará aberto o período de inscrições dos candidatos que tenham interesse em compor o quadro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Inscrições acontecem até o dia 26 de julho. Eleições, de 02 a 9 de agosto.

A Cipa, regulamentada pela Norma Regulamentadora 5 (NR5), é um dos importantes mecanismos de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Ela objetiva tornar compatível o trabalho com a preservação da integridade física e a saúde do trabalhador, identificando riscos, desenvolvendo plano preventivo e realizando inspeções de segurança.

Para Paulo Roberto de Oliveira, presidente da Comissão Eleitoral, é de “grande importância que os servidores participem do processo, tanto na composição de chapas para a universidade se adequar às normas, visto que a composição da Cipa é obrigatória e a sua não existência poderá trazer infortúnios tanto à UEM, quanto ao HUM. Aos eleitores se torna importante legitimar aqueles que serão escolhidos para dirigir a Comissão e tomar as decisões”, justifica Oliveira.

As inscrições das chapas poderão ser feitas no Protocolo Geral até segunda-feira (26), das 8h às 11h: Bloco A-01 do câmpus sede, em Maringá-PR ou no Protocolo Geral do HUM, na recepção do hospital.

A homologação e publicação das chapas inscritas se dará no dia 27 de julho, a as votações, do dia 2 ao dia 9 de agosto, a apuração no dia 10 de agosto e a divulgação dos resultados no dia 16 do mesmo mês.

Reportagem publicada em 13/07/2021 e atualizada em 21/07/2021.