SAUDE MENSTRUAL

Promoção é do projeto de saúde reprodutiva do Museu Dinâmico Interdisciplinar

Falar de menstruação é tabu em muitos lugares, mas não no projeto Prevenção e Autocuidado na Saúde Reprodutiva, do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM). O grupo promove, na próxima quarta-feira (30), o evento “Igualdade Menstrual, Direitos Humanos, Saúde e Meio Ambiente. Vamos falar sobre isso?”.

Segundo a coordenadora do evento e do projeto do Mudi, a professora Sônia Trannin de Mello, a gestão da higiene menstrual tem ganhado cada vez mais importância política em uma tentativa de promover a dignidade, a igualdade de gênero e a saúde reprodutiva. “Falar sobre educação menstrual é um desafio de política multissetorial, visto que ela afeta a saúde sexual e reprodutiva, a escolaridade e a educação, a higiene, além de ter impacto sobre o ambiente por causa do descarte incorreto dos absorventes. Dentro deste contexto, nosso objetivo é promover um debate de qualidade, levantando questionamentos acerca do tema e possibilidades de ações que possam contribuir para a igualdade social”, explicou Sônia.

Participarão do evento a vereadora e procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Maringá, a professora da UEM Ana Lúcia Rodrigues; a ginecologista, Elismari Maciel; e duas representantes do Projeto Igualdade Menstrual, de Curitiba: Adriana Bukowski e Andressa Carmo; além da professora Sônia Tranin.

A atividade será on-line com transmissão pelo Canal do Mudi e começa às 19 horas. Será emitido certificado de 2 horas/aula, pela UEM. Inscrições neste link