MATERIA CICLO PCA ULTIMO DIA

Encontros contaram com pesquisadores de diferentes Intituições de Ensino Superior

O Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual de Maringá (PCA/UEM), encerrou o “Ciclo de Debates: Educação, Educação Social e Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, na última terça-feira (15).

Com a temática “Formação do/a Educador/a Social”, o evento on-line contou com a participação das professoras Cléia Renata Teixeira de Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e Paula Marçal Natali, professora da UEM e coordenadora do PCA.

A professora Paula abordou um pouco da trajetória dela como educadora social, debateu a formação de educadoras e educadores sociais e a urgência na inserção comunitária.

“A experiência social deve ser valorizada, devemos combater o desperdício da experiências: olhar em lugares que não costumamos olhar, pensar em outras perspectivas e dar visibilidade e iniciativa a movimentos alternativos, para escapar do olhar hegemônico, do pensar, do fazer e do olhar. Há muito conhecimento que não estão alocados nos saberes formais, muito menos da elite”, alertou a coordenadora do PCA.

Extensão – A professora Renata falou sobre a formação do educador e da educadora social no contexto da universidade, ao afirmar que esta se dá por meio da extensão universitária.

“A educação social deixou de acontecer exclusivamente no contexto dos movimentos sociais. Agora, a universidade também contribui com a formação dos educadores, processo que se iniciou nos anos 90. A extensão universitária como um braço da ação da universidade, formando um tripé junto com o ensino e a pesquisa, é um braço que permite um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico, político, de interação entre a universidade, a sociedade e a comunidade como um todo. Por isso, contribui com a formação do educador social”.

O PCA contou com a parceria com da Associação de Educadores Sociais de Maringá (Aesmar), representante do Brasil na rede Dynamo International Street Workers Network, entidade promotora do “Projeto Americas”, que conta com o apoio do projeto Erasmus, da União Europeia. Os mais de 50 inscritos devem esperar o envio dos certificados de participação por e-mail.

Texto produzido em colaboração com o estagiário da PEC/PCA, Rafael Assunção, aluno do curso de Comunicação e Multimeios da UEM