60ba312140eb4 rotassite

Movimento de ciência, tecnologia e inovação encabeçado pelo Estado tem lançamento amanhã (10), pela internet

Uma grande mobilização envolvendo representantes dos setores empresarial, acadêmico e governamental, além da sociedade civil organizada, está sendo realizada no Paraná para a construção de rotas estratégicas regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento on-line de lançamento ocorre amanhã (10), das 8h30 às 12h, durante o 1º Painel Rotas Estratégicas CT&I 2040 – Ecossistema Regional de CT&I Oeste. O painel sobre a região norte está previsto para 22 de junho.

As Rotas Estratégicas CT&I 2040 estão em contrução por meio de inteligência coletiva, com a participação de diversos públicos de interesse paranaenses, e especialização inteligente, procurando gerar novas especialidades regionais por meio da descoberta de domínios de oportunidade. Como resultado do projeto, será entregue à sociedade paranaense, até o fim do ano, uma agenda convergente de ações transformadoras que buscam orientar os ecossistemas regionais de CT&I.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Fundação Araucária, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), sendo conduzida metodologicamente pelo Observatório Sistema Fiep.

Segundo o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, a partir do resultado deste trabalho será possível construir estratégias regionais que conduzam a valorização de ativos, a concentração de esforços e o direcionamento de recursos com vistas à criação de diferenciais. “Será uma importante contribuição na tomada de decisão em relação ao fomento, ao aporte de recursos nos projetos de pesquisa. Podemos compreender melhor a contribuição que o sistema de CT&I pode dar para o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões”.