SIMPOSICO MORELLI

Último encontro do ciclo de debates está programado para o dia 15

Começou, nesta quarta-feira (9), o simpósio "Infâncias e juventudes nos (con)textos latino-americanos: desafios do passado para o presente", que acontece paralelamente ao "III Encuentro de la red de estudios de historia de las infancias en America Latina – REHIAL" e o "I seminário do grupo de trabalho história da infância e da juventude - ANPUH/BR". As iniciativas contam com a participação do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA).

O evento está sendo transmitido por meio do Youtube. O professor Ailton Morelli, do PCA, participa nesta quinta-feira (10) da programação, às 9 horas. Ele falará sobre políticas públicas para crianças e adolescentes no Brasil, principalmente, sobre o impacto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nas últimas décadas.

"O estudo do passado nos brinda com experiências para enfrentar os desafios do futuro ou para planejá-lo, no presente. Em perspectiva histórica, mas também focada nas especificidades do continente latino-americano, nossa ideia é suscitar debates que nos preparem para este futuro, em cuja base estão os modos de ser e viver de crianças, adolescentes e jovens de hoje e de outrora”, destaca Morelli.

A programação vai até sexta-feira (11). A programação pode ser vista no site do evento. Outras informações no e-mail seminarioinfancias2021@gmail.com.

Ciclo - Ainda dá tempo de se inscrever no “I Ciclo de Debates: Educação, Educação Social e Direitos Humanos”. A promoção é da Associação de educadores sociais de Maringá (Aesmar) e o PCA. O último encontro ocorre, na próxima terça-feira, dia 15, às 19 horas, com o tema Formação do/a Educador/a Social.

O evento é parte das ações desenvolvidas pela Aesmar em parceira com o PCA/UEM junto ao Projeto Americas/União Europeia, de responsabilidade da Rede Dynamo Internacional Street Workers Network de Educadores de Rua.

A programação da próxima semana contará com a presença das educadoras sociais e professoras Cleia Renata Teixeira de Souza (UFMS) e da coordenadora do PCA, Paula Marçal Natali (UEM), ambas membros da Aesmar. Fará parte da mesa, também, o educador social, Guilherme Leonardo Furtado da Rosa, profissional da prefeitura de Florianópolis e membro do Coletivo de Defesa da Regulamentação da Profissão de Educador Social no Ensino Superior no Brasil.

Ainda é possível se inscrever gratuitamente pelo e-mail: sec-pca@uem.br. O certificado será expedido de acordo com a frequência do participante.