BANNER PRIMEIRO EPISODIO

Spots com notícias da extensão e cultura têm objetivo de incentivar novos projetos nestas áreas

Estreou, na manhã desta quarta-feira (26), na UEM-FM, o programa Notícias da PEC. A produção da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM) tem o objetivo de divulgar as ações realizadas nestas áreas e mais: incentivar que novos projetos possam ser iniciados, unindo todos os segmentos da comunidade acadêmica.

Segundo a pró-reitora PEC, Débora de Mello Sant’Ana, inúmeros projetos de extensão e cultura são realizados por professores, servidores e alunos da UEM, mesmo em tempos de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

“Porém, notamos que, os próprios integrantes da comunidade interna da UEM não conhecem essas ações. Por isso, estamos encontrando estratégias de levar essas informações às pessoas. Primeiro, para incentivar novos projetos e, segundo, para mostrar à sociedade o que a Universidade de Maringá vem fazendo em prol da comunidade em diferentes áreas. Afinal, os projetos de extensão estão em andamento em diferentes frentes, na saúde, na cultura, na economia, na administração, enfim, em todas as áreas de conhecimento”, explica a professora Débora.

CADERNO SEBASTIAO

Frentes – Para dar conta do objetivo da PEC, de divulgar as ações da universidade, a assessoria de Comunicação e Divulgação Científica da pró-reitoria, reativou o Caderno de Extensão Sebastião, uma publicação trimestral, que reúne os principais projetos da área. A última edição mostra que, de fevereiro de 2020 até março deste ano, período de atividades remotas na UEM, a Diretoria de Extensão (DEX) registrou: 375 eventos, 140 palestras e 150 lives e outras modalidades on-line, beneficiando um total de 53.269 pessoas; isto é, 21.581, que fizeram cursos, e 31.688 que frequentaram os eventos.

Outra frente de divulgação é um Newsletter, enviado semanalmente a toda comunidade acadêmica com as informações mais importantes publicadas no site da Assessoria de Comunicação (ASC), que conta, inclusive, com uma aba chamada Notícias da PEC.

“No caso do Newsletter, reforçamos as ações de destaque produzidas pela PEC e pela ASC, não só as matérias da área de extensão e cultura. Justamente, para reforçar a disseminação das informações importantes da nossa Instituição. Agora, então, surge o programa da UEM-FM, com o mesmo nome, Notícias da PEC, que será veiculado pelo código sonoro. Mais uma forma de chegar mais perto do nosso público interno e externo”, explicou a assessora da PEC, Ana Paula Machado Velho.

DEBORA RELEASE

O programa tem formato de spot, pílulas de informação de, no máximo, quatro minutos. A veiculação será de terça a domingo, no horário das 9 e das 15 horas. Cada semana, três assuntos serão apresentados. Os primeiros temas são o MannaTeam, o Neiab e o Neddij. Projetos de extensão de destaque na semana passada, no site de notícias da UEM.

“Esperamos com isso nos aproximarmos cada vez mais das pessoas da UEM e da nossa cidade, mostrando o que fazemos de bom. Sabemos que a nossa rádio tem um potencial enorme, por causa da programação musical diferenciada, que é ouvida por muita gente na sua área de abrangência. Vamos conversar, agora, falar com essas pessoas”, concluiu a professora Débora (foto acima).

Participam da produção do Notícias da PEC a assessora e jornalista Ana Paula; a produtora Milena Ito, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM; o jornalista e coordenador da UEM-FM, Marcelo Galdioli; e os estagiários dos diferentes projetos ligados à PEC, também alunos de Multimeios, Rafael Assunção, Karoline Cera da Silva, Lorena Moura, Thamiris Sato, Maria Eduarda Oliveira, Valéria Quaglio.

Quem quiser ouvir a programação pode acessar, também, o canal da PEC no Spotfy. Ali há outras produções da equipe da extensão e cultura.